Tião Caroço quer homenagear professora com nome de escola.

26 de Março de 2020 às 15:50

Deputado Tião Caroço (PSDB) quer prestar homenagem póstuma à professora Aurelice Gomes da Fonseca, denominando Escola Estadual situada Distrito de Santa Rosa, município de Formosa (GO), com o nome da educadora. A matéria foi protocolada sob nº 1233/20, em trâmite na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), do Legislativo goiano, com relatoria do parlamentar Delegado Humberto Teófilo (PSL).

Caroço justifica a matéria ao reconhecer “o trabalho prestado pela professora dotada de vocação social, sempre à disposição da sociedade”. O tucano afirma que a professora Aurelice Gomes da Fonseca deixou um grande exemplo de vida. "Assim sendo, considerando os relevantes serviços prestados pela professora ao longo de décadas de trabalho, por seu currículo, por sua trajetória no magistério estadual, por sua atuação firme em defesa da educação, da paz e da reintegração social, venho através desta propositura, pleitear que seu prenome seja acrescentado à denominação da escola Colégio Estadual Distrito de Santa Rosa.”

O parlamentar relembra ainda que a professora nasceu no dia 21 de outubro de 1959, naquele município. “No ano de 1983 então se formou no Ensino Supletivo Projeto Lumém, na qual se habilitou para o exercício do magistério, daí então iniciou na profissão de professora”, afirma.

Nas pesquisas realizadas, o deputado conta que, com registros encontrados em arquivos no colégio, verifica-se que Aurelice iniciou sua vida na educação na Escola Municipal Santa Rosa, ministrando aulas nos anos inicias daquela unidade informa. “Com o passar dos anos a escola então se tornou Colégio Estadual Distrito de Santa Rosa, e a Aurelice começou a trabalhar com o fundamental II e ensino médio, com as disciplinas de língua portuguesa, língua inglesa, além de outras”, pontua.

Segundo o tucano, “sua paixão pela educação e pelo ensino de língua portuguesa despertou o interesse pela área, prestou vestibular e com êxito foi aprovada no curso de Letras- Português/ Inglês na Universidade Estadual de Goiás (UEG), onde foi diplomada no ano de 2007”.

Ao detalhar a história da educadora, Tião conta que esta casou-se e teve dois filhos: Isabeila Fonseca de Oliveira e um filho já falecido de nome Max Fonseca de Oliveira. Pós-graduada em Orientação Educacional e Gestão Escolar, Aurelice foi dedicada à função que exercia, ganhou reconhecimento e pelo respeito pela força, coragem e luta que travou em função da educação dos alunos, se tornou diretora da unidade escolar, contribuindo mais ainda para a melhoria do ensino aprendizagem do Colégio Estadual Distrito de Santa Rosa.

“Sempre será lembrada e reconhecida pelas contribuições que deixou aos jovens e moradores deste distrito. Aurelice, como era conhecida, faleceu em 3 de novembro de 2017 com a certeza de que cumpriu sua vitoriosa missão enquanto, educadora, esposa, mãe e amiga”, enuncia o deputado. Para o parlamentar, Aurelice foi exemplo de luta, dedicação e compromisso com a qualidade do ensino aprendizagem entre tantos outros exemplos de uma grande mulher, não mediu esforços para difundir ideais de igualdade e justiça para seus alunos.

Agência Assembleia de Notícias