Edição do Politizar é transferida

Crédito: Sérgio Rocha
Edição do Politizar é transferida
Politizar
Quinta edição do projeto Politizar é adiada para o segundo semestre. A decisão, tomada pela Assembleia e pela UFG, parceiras nessa iniciativa, reforça as ações de combate à propagação do novo coronavírus (Covid-19). 760 estudantes fizeram inscrição.

Com o intuito de reforçar as ações de combate à propagação do novo coronavírus (Covid-19), a Assembleia Legislativa e a Universidade Federal de Goiás (UFG) decidiram adiar para o segundo semestre desse ano a quinta edição do projeto Politizar. A tão esperada simulação, que antes ocorreria entre os dias 17 e 21 de junho, agora acontecerá de 2 a 6 de dezembro.

O Politizar é uma iniciativa entre Alego e UFG com objetivo de aproximar estudantes universitários do Parlamento estadual, ao contribuir para a formação cidadã deles, oferecendo-lhes educação política. Para atender a esse intuito, os participantes têm experiências práticas sobre a política brasileira, por meio de uma vivência que simula atividades cotidianas do Legislativo goiano.

As coordenadoras da iniciativa na Casa de Leis e na UFG, Mariza Barbosa e Laís Thomaz, comemoraram as 760 inscrições realizadas e ressaltaram que o número superou a expectativa dos organizadores. De acordo com Mariza, todos os inscritos receberão e-mail com informações sobre o novo cronograma e demais alterações.

Mariza explica ainda que o período de inscrições, o qual teve início em 15 de janeiro, foi encerrado no último sábado, 21, e que, portanto, não é mais possível se inscrever, mesmo com o adiamento do evento. Conforme o novo cronograma do Politizar 2020, a abertura oficial da quinta edição será no dia 24 de setembro, no auditório Costa Lima (localizado na sede da Alego), e o treinamento ocorrerá nos dias 25 e 26 do mesmo mês.

Na perspectiva do presidente da Assembleia, deputado Lissauer Vieira (PSB), além de proporcionar aos participantes oportunidade de compreenderem conteúdos básicos que envolvem o cotidiano dos parlamentares estaduais, a experiência também contribui para que eles reflitam, de maneira crítica, sobre a atuação dos políticos na sociedade. “A necessidade de educar os cidadãos para o convívio democrático é uma constante. Não tenho dúvida de que participar politicamente é um eterno aprender. E o Politizar vem ao encontro disso”, afirma.

Mais sobre o Politizar

A primeira edição do Politizar foi realizada em 2013, com a segunda e a terceira edições, respectivamente, em 2017 e 2018. Já a quarta edição, realizada em 2019, foi confirmada após reafirmação de parceria entre o presidente Lissauer Vieira, e o reitor da UFG, Edward Madureira.

O momento mais aguardado pelos participantes do Politizar é a simulação. Nessa parte da experiência, um grupo reproduz o trabalho dos deputados estaduais; outra parte simula as atividades desempenhadas pelos assessores parlamentares; e outro grupo desempenha o papel de repórteres na cobertura política do evento. Também haverá vagas para a função de procurador; o ofício será destinado a alunos do 7° período do curso de Direito, os quais vão desempenhar a função junto à Procuradoria da Casa durante o processo de simulação.

A simulação é composta por reuniões partidárias, votação dos projetos de lei em sessões plenárias, avaliação dessas proposições nas comissões temáticas e eleição para a Mesa Diretora da Casa. Além disso, os deputados simulandos participarão de entrevistas para a imprensa interna e externa e para a TV Alego.

O projeto teve origem no ano de 2013, por iniciativa voluntária de Adriane Vinhal, Crislâini Nunes e Maria Clara, estudantes de graduação do curso de Ciências Sociais da UFG. A ideia se deu após experiências bem-sucedidas em programas semelhantes de outros estados, como o Politeia UnB (Universidade de Brasília), Parlamento Jovem Mineiro (Pontifícia Universidade Católica-PUC Minas) e o Parlamento Jovem Tocantinense.

Agência Assembleia de Notícias