Ícone alego digital Ícone alego digital

Lêda Borges apresenta propostas para minimizar efeitos da pandemia. Também solicita atenção especial do Governo para com o Entorno do DF

26 de Março de 2020 às 15:00
Crédito: Maykon Cardoso
Lêda Borges apresenta propostas para minimizar efeitos da pandemia. Também solicita atenção especial do Governo para com o Entorno do DF
Deputada Lêda Borges

Diante da pandemia do coronavírus a deputada estadual Lêda Borges (PSDB) encaminhou, durante a sessão extraordinária on-line realizada pela Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 25, vários projetos em que propõe ao Governo estadual adoção de medidas para evitar impactos na população.

Em uma das propostas, a deputada solicitou que o Governo estadual dê atenção especial na luta contra o coronavírus na região do Entorno de Brasília. Segundo ela, as cidades são geograficamente muito próximas e possuem muitos habitantes, o que gera necessidade de maiores cuidados. A parlamentar, durante a sessão extraordinária da Assembleia Legislativa, realizada na tarde desta quarta-feira, 25, hipotecou apoio ao Governo de Goiás pelas medidas adotadas. 

Lêda Borges elogiou as ações do governador Ronaldo Caiado (DEM) no enfrentamento da pandemia da Covid-19, mas ressaltou a necessidade de atenção redobrada aos municípios do Entorno devido aos riscos aos quais os moradores estão submetidos. Conforme a parlamentar, não se sabe de fato quantos casos de infecção a região possui, já que muitos pacientes podem ter recorrido a hospitais de Brasília.

“São cidades muito próximas, conurbadas e de geografia peculiar. Precisamos realmente ter a certeza se já não há casos de goianos em tratamento no Distrito Federal. Por isto, é preciso união entre os governos de Goiás e DF para investigar se todos os casos estão sendo repassados para Goiás", disse.

A parlamentar também solicitou que parte dos R$ 10 milhões doados pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) para o Fundo de Combate ao coronavírus seja destinada à região do Entorno, onde foi registrada a primeira morte em razão da doença e a contaminação comunitária, em Luziânia e Valparaíso, respectivamente.

“Precisamos dar atenção especial à região do Entorno. A doença é algo muito sério, que se prolifera rapidamente. Precisamos de ações de prevenção e combate ao vírus, bem como estrutura para atender pacientes diagnosticados com a Covid-19”, salientou.

Renovação de licenças veiculares

Em outra matéria apresentada na tarde de ontem durante a sessão on-line, a deputada pede ao governador Ronaldo Caiado medidas para que aconteça a renovação automática de licenças e suspensão de vistorias veicular em Goiás durante período de quarentena contra a proliferação do novo coronavírus. A proposta também visa prorrogar a validade de documentos como a Carteira de Nacional de Habilitação (CNH).

Conforme a propositura, a prorrogação do vencimento de documentos como certidões, autorizações e permissões deve ocorrer por no mínimo 90 dias. Além de garantir a prorrogação da validade de documentações, o projeto prevê a suspensão de vistorias e renovação automática de licenças exigíveis no Estado que sejam emitidos pelos 246 municípios goianos.

A determinação inclui a validade de Células de Identidade, CNH, Certificado de Registro de Licenciamento Veicular, aferições de taxímetro e Certificado de Segurança Veicular (CSV). Além disso, a proposta autoriza o Poder Executivo a incluir novos documentos na prorrogação da validade, bem como reprorrogar os prazos enquanto perdurar a quarentena.

Bolsa alimentação

Outra medida proposta pela parlamentar nessa sessão on-line da Assembleia Legislativa, prevê que alunos da rede pública do Estado recebam bolsa alimentação no período de suspensão de aulas por causa da Covid-19.

O texto estabelece que o valor oferecido para cada estudante não seja inferior a R$ 5. Em caso de aprovação na Casa de Leis, o valor será transferido quinzenalmente para o responsável do aluno pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O auxílio será encerrado com a volta das aulas.

“Muitos alunos de baixa renda têm na alimentação da merenda escolar uma refeição diária que não possuem em casa. Sem as aulas, diversos estudantes não terão o que comer. O auxílio é de extrema importância para que as crianças não fiquem prejudicadas e sejam bem alimentadas durante este período de quarentena”, destacou Lêda Borges.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.