Ícone alego digital Ícone alego digital

Sessão histórica

26 de Março de 2020 às 17:00
Crédito: Ruber Couto
Sessão histórica
Comissão de Constituição/ Justiça e Redação e Comissão Mista
Deputados relatam experiência inédita da primeira sessão remota da Alego. Na quarta-feira, 25, eles debateram, votaram e aprovaram matérias através de teleconferência.

A Assembleia Legislativa de Goiás realizou, na tarde de quarta-feira, 25, a primeira sessão remota de sua história. Através do celular ou do computador, os parlamentares discutiram e votaram matérias importantes no combate a propagação da Covid-19, como o decreto de calamidade em Goiás e medidas que garantem o direito do consumidor durante a pandemia.

"Foi com todo sucesso. Faço um balanço extremamente positivo desse rabalho que os parlamentares puderam fazer. Ainda se familiarizando com o sistema, com algumas falhas na internet, mas funcionou muito bem e pudemos cumprir nosso papel votando  projetos de fundamental importância para a sociedade goiana", analisou o presidente da Casa, Lissauer Vieira (PSB).

De sua cidade natal, Catalão, o deputado Gustavo Sebba (PSDB) acompanhou a primeira sessão remota da Alego e participou da votação e do debate dos projetos apreciados, todos relacionados ao combate ao coronavírus.

"Eu, mesmo sendo membro da oposição, deixei muito claro que nesse momento não existe oposição ou situação. Existe o Parlamento em apoio ao Executivo e à nossa população no combate a Covid-19. Por isso, aprovamos todos os projetos que chegaram aqui por entender que eles vão sim ajudar a população", pontuou.

De Luziânia, o deputado Diego Sorgatto (sem partido) também não ficou de fora da discussão. Para o parlamentar, a inédita sessão virtual foi melhor do que o esperado. "Eu imaginava que teriamos mais dificuldades nesse momento de adequação, mas todo mundo se habituou muito rápido e a sessão foi extremamente produtiva."

Já o deputado Vinícius Cirqueira (Pros) ressaltou que nada substitui a possibilidade de manifestar a opinião de forma presencial no plenário, mas considerou a medida necessária. "Foi uma experiencia necessária de acontecer, já que não podemos ter contato um com o outro. Ela cumpriu seu papel legal de dar tramitação em medidas importantes. Nada como poder manifestar nossa opinião de forma presencial no parlamento, mas foi necessário o uso da tecnologia pra dar celeridade nessas matérias importantes."

O líder do Governo, deputado Bruno Peixoto (MDB), também avaliou a experiência de forma positiva. "Foi excelente, uma experiência nova e percebemos excelentes resultados. Entendo que nesse momento de crise, o Governo precisando nós estamos aptos a realizar outras sessões nesse mesmo modelo."

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.