Adriana Accorsi critica declaração de Bolsonaro sobre número de mortos por covid-19
Primeira parlamentar a discursar no Pequeno Expediente da sessão ordinária dessa quarta-feira, 29, a deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) reagiu à declaração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre o número de mortos pela covid-19 no País. Na terça-feira, 28, o Brasil atingiu oficialmente o patamar de 5.017 mortos pela doença causada pelo novo coronavírus, mais do que o registrado na China, origem da pandemia. E quando questionado pelos jornalistas sobre o assunto, o presidente disse: "E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias [referência ao próprio nome], mas não faço milagre".
A deputada disse que ficou indignada com a declaração de Bolsonaro ao falar sobre o assunto. “Vejo que essa Casa Legislativa, independentemente de partido, de questão ideológica, precisa se posicionar, não só em relação a esse comportamento, mas também sobre outra questão. Foi aprovada, no mês passado, a nova lei que autoriza estados e municípios a usarem saldos de repasses do Ministério da Saúde, de anos anteriores, em serviços diversos, e os recursos não chegaram ao nosso estado. Temos que cobrar”, enfatizou.
Outro assunto abordado por Adriana foi o desconto da alíquota de 14,25% sobre a remuneração de servidores aposentados e pensionistas, que começou a valer neste mês de abril. A deputada pediu apoio aos colegas para derrubar essa cobrança da alíquota durante o período de pandemia da covid-19.