Ícone alego digital Ícone alego digital

Politizar divulga datas

06 de Maio de 2020 às 16:30
Crédito: Sérgio Rocha
Politizar divulga  datas
Politizar
Politizar anuncia novas datas para treinamento da simulação e divulgação do resultado preliminar dos selecionados. O projeto, uma parceria da Alego com a UFG, coloca estudantes em simulação de atividades cotidianas do Legislativo goiano.

Os 760 inscritos na quinta edição do projeto Politizar deste ano já podem anotar na agenda os dias em que realizarão o treinamento para a tão esperada simulação: 24, 25 e 26 de setembro. Como divulgado anteriormente, a Assembleia Legislativa (Alego) e a Universidade Federal de Goiás (UFG) decidiram alterar o cronograma em reforço às ações de combate à propagação do novo coronavírus (covid-19).

A data para a divulgação do resultado preliminar dos deputados, assessores e jornalistas selecionados também já foi definida: 19 de outubro. As coordenadoras da iniciativa na Casa de Leis e na UFG, Mariza Barbosa e Laís Thomaz, ressaltam que interposições de recursos serão aceitas até o dia 28 do mesmo mês e que o resultado final será divulgado no dia seguinte.

O momento mais aguardado pelos participantes do Politizar, a simulação, continua confirmada para ocorrer de 2 a 6 de dezembro. Essa parte da experiência é composta por reuniões partidárias, votação dos projetos de lei em sessões plenárias, avaliação dessas proposições nas comissões temáticas e eleição para a Mesa Diretora da Assembleia. Além disso, os deputados simulandos participarão de entrevistas para a imprensa interna e externa e para a TV Alego.

O Politizar é uma iniciativa, entre Alego e UFG, que objetiva aproximar estudantes universitários do Parlamento estadual, ao contribuir para a formação cidadã deles, oferecendo-lhes educação política. Para atender a esse intuito, os participantes têm experiências práticas sobre a política brasileira, por meio de uma vivência que simula atividades cotidianas do Legislativo goiano.

Na perspectiva do presidente da Assembleia, deputado Lissauer Vieira (PSB), além de proporcionar aos participantes uma oportunidade de compreenderem conteúdos básicos que envolvem o cotidiano dos parlamentares estaduais, a experiência também contribui para que eles reflitam, de maneira crítica, sobre a atuação dos políticos na sociedade. “A necessidade de educar os cidadãos para o convívio democrático é uma constante. Não tenho dúvida de que participar politicamente é um eterno aprender, e o Politizar vem ao encontro disso”, afirma.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.