Ícone alego digital Ícone alego digital

Wilde Cambão sugere programa de cuidados especiais aos profissionais que atuam no combate ao novo coronavírus

22 de Maio de 2020 às 18:00
Crédito: Y.Maeda
Wilde Cambão sugere programa de cuidados especiais aos profissionais que atuam no combate ao novo coronavírus
Deputado Wilde Cambão

O deputado estadual Wilde Cambão (PSD) propôs, por meio do projeto de lei de nº 2318/20, a instituição do programa "Goiás Cuidando de quem Cuida", que visa definir medidas de cuidado para os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) que estão atuando na linha de frente do combate ao novo coronavírus. 

De acordo com a matéria, os objetivos do programa serão alcançados mediante a execução de diversas ações, como padronização e implantação dos protocolos de segurança em saúde para os profissionais que atuam na linha de frente do combate a covid-19; sistematização dos processos de trabalho; disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPIs); viabilização de material para higienização das mãos dos profissionais, bem como promoção de facilidades para higienização corporal na entrada e saída dos plantões.  

Além disso, também são ações do programa o oferecimento de atendimento psicológico aos respectivos profissionais que estejam apresentando sintomas como ansiedade, depressão, irritabilidade, transtorno de estresse agudo e burnout, entre outros; reserva de leitos para garantir o atendimento aos profissionais que estão na linha de frente do combate à covid-19; entre outras.  

Na luta contra o novo coronavírus, sustenta Cambão, os profissionais que atuam na área da saúde ao redor do mundo têm pagado um alto preço. “Milhares foram infectados e há um número crescente de mortos entre eles, mesmo utilizando os EPIs. Para especialistas, isto se deve à quantidade de carga viral a que estão expostos”, explica o deputado.  

A proposta está sendo analisada pelo relator deputado Álvaro Guimarães (DEM) na Comissão de Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). 

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.