Ícone alego digital Ícone alego digital

Secretaria de Segurança da Unale, presidida pelo Coronel Adailton, debate as propostas relativas ao combate à covid-19

29 de Maio de 2020 às 14:36
Crédito: Divulgação
Secretaria de Segurança da Unale, presidida pelo Coronel Adailton, debate as propostas relativas ao combate à covid-19
Reunião Unale Segurança Pública

Eu reunião remota, a Secretaria de Segurança, da União Nacional dos Legisladores e Legislativas Estaduais (Unale), apresentou e debateu projetos dos estados que integram a entidade no combate ao novo coronavírus (covid-19). O encontro foi conduzido pelo presidente da secretaria, deputado goiano Coronel Adailton (Progressistas). Dentre as propostas encaminhadas foi apresentado um esboço de ofício para a Unale redigir e enviar ao Congresso Nacional. O intuito é reconhecer o trabalho dos profissionais de segurança pública e de saúde durante a pandemia, com uma honraria que conte pontos para efeito de progressão na carreira. “Vamos enviar essa solicitação para criar uma honraria, na forma de comenda, a ser destinada a esses profissionais”, assinalou Coronel Adailton. A intenção é que a honraria conte pontos para efeitos de progressão de carreira. 

O encontro contou com a presença do vice-presidente de Assuntos Legislativos, deputado Delegado Recalcatti (PSD-PR) e do vice-presidente de Assuntos Políticos, deputado Cabo Gilberto Silva (PSL-PB). 

Durante a reunião, Coronel Adailton apresentou alguns dos projetos que tramitam no Parlamento goiano, a exemplo do projeto de lei que isenta profissionais da linha de frente do pagamento de pedágio. O parlamentar assinalou ainda a preocupação com a demora na reabertura dos pontos turísticos e comércio nas cidades goianas, como Caldas Novas. “Precisamos de uma política pública de conscientização da pandemia. Assim, encontraremos um caminho para enfrentar essa doença, sem prejudicar a economia”, ressaltou o parlamentar. 

Legislativo do Sul

Por sua vez, o Delegado Recalcatti, apresentou o trabalho realizado pelo Parlamento paranaense. “Aqui nós criamos a Força Estadual de Saúde do Paraná, para facilitar a atuação de profissionais no combate à pandemia, sem burocracia. Também destinamos R$ 37,7 milhões para o combate ao coronavírus. Aprovamos também a calamidade pública em 275 municípios, proibimos o corte de água e luz e taxas extras por planos de saúde”, pontuou. 

Também foi aprovado naquele estado, o auxílio emergencial para população de baixa renda e o controle das fronteiras internacionais. A reabertura do comércio acontece no Paraná, de forma gradual. 

Nordeste

Representante da região Nordeste, o deputado Cabo Gilberto, citou as ações realizadas no estado da Paraíba. “Aprovamos ontem a penalidade para preços abusivos de insumos básicos utilizados no combate ao coronavírus. Solicitamos ainda um benefício para a Universidade da Paraíba, que faz respiradores; a anistia de multa dos comerciantes que reabriram o comércio, a liberação das feiras livres e a testagem, a cada 15 dias, dos profissionais da linha de frente”, enumerou o parlamentar. 

A Assembleia paraibana recebeu, ainda, projetos de combate à violência doméstica e familiar, merenda escolar para celíacos e demais grupos especiais, além da colocação de pias em pontos estratégicos, para higienização das mãos. 

Ao final do encontro, os membros da secretaria também deixaram acertado a possibilidade de realização da próxima reunião em Goiás, após o fim da pandemia.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.