Ícone alego digital Ícone alego digital

Consciência ambiental

05 de Junho de 2020 às 11:15
Crédito: Agência de Notícias
Consciência ambiental
Selo Verde
Campanha para incentivar os servidores da Alego a repensarem o uso de materiais descartáveis, Selo Verde reduziu em 75% o consumo de copos plásticos, no Parlamento goiano, desde que foi lançado, em junho de 2019. Iniciativa foi premiada e é referência entre as Assembleias brasileiras.

Celebrado nesta sexta-feira, 5, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem como proposta levar a conscientização sobre a necessidade de mudanças de hábitos e de políticas de preservação ambiental. A data simbólica tem como premissa incentivar novos comportamentos, entre eles o de redução no uso de materiais descartáveis. Tal mudança tem efeito prático na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e já apresenta resultados imediatos: em um único ano, houve redução de 75% no consumo de copos plásticos na Casa, graças ao projeto Selo Verde.

Lançado em junho do ano passado, o Selo Verde busca conscientizar os servidores sobre o consumo e o descarte de resíduos. Departamentos e gabinetes que aderiram ao projeto, trocando os descartáveis por canecas, xícaras e outros utensílios reutilizáveis, ganharam o selo, que é instalado na porta de cada um, como reconhecimento e sinalização de que aquele departamento ou gabinete é formado por servidores conscientes de que pequenas atitudes geram resultados práticos na preservação ambiental.

Cada departamento que adere ao projeto ganha divulgação com matéria e foto dos servidores da equipe na intranet, para incentivar os demais. A porta do departamento também recebe o Selo Verde, que traz a inscrição: “SELO VERDE: esta sala contribui para a redução dos copos plásticos”.

A campanha é desenvolvida em conjunto pela seção de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Diretoria Administrativa, assessoria adjunta à Diretoria Administrativa, seção de Serviços Sociais, além da Presidência da Casa, com o apoio da seção de Publicidade, Imagem e Identidade Corporativa.

Segundo o diretor administrativo da Alego, Marco Antônio Ferreira, a redução de 75% no consumo de plástico foi alcançada logo nos primeiros meses de campanha, demonstrando o grande engajamento dos colaboradores do Parlamento goiano. Com isso, a Alego passou de 415.000 (quatrocentos e quinze mil) copos consumidos nesse período em 2018, para 110.000 (cento e dez mil) copos em 2019.

“Além do ganho ambiental, isso representou uma economia para a Casa, em apenas 90 dias, de R$ 4.055,00”, ressaltou ele.

A iniciativa teve tamanha aceitação, que foi indicada ao Prêmio Assembleia Cidadã, edição 2019, concedida pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), na última conferência da entidade. De acordo com o diretor administrativo, o projeto ficou em 3º lugar, com 208 votos, mas, o mais importante foi o quanto as outras Assembleias Legislativas procuraram a Alego para implantar, em seus respectivos estados, essa “simples iniciativa, com resultados concretos para o meio ambiente e redução de despesas”, disse Ferreira.

O resultado animou a equipe responsável pela campanha, que trabalha, agora, com metas desafiadoras. Ferreira explica que a meta é reduzir em 98% o uso dos copos descartáveis, que ficarão exclusivamente para atender visitantes e para ocasiões especiais. “O principal foco do projeto é a preocupação com o meio ambiente, principalmente por causa do tempo que é necessário para que o plástico se decomponha, ou seja, no mínimo 200 anos. Precisamos criar alternativas para substituir o uso desse material. Com o apoio do nosso presidente Lissauer Vieira, dos parlamentares e de todos os colaboradores, estamos dando um exemplo de que é possível mudar essa situação, através da mudança de pequenos hábitos.”

O projeto Selo Verde integra a campanha “Atitude Sustentável”, que prevê outras iniciativas para contribuir com a preservação do meio ambiente nas dependências da Alego, como campanhas para redução no consumo de papel, energia elétrica e água, que devem ser implementadas em breve. O diretor administrativo acredita que a mudança de hábito no trabalho vai gerar multiplicadores do projeto. “E assim, através de uma ‘consciência ambiental’, possamos levar para nossas casas todas essas iniciativas”, arremata Ferreira.

Plástico no planeta

Segundo um estudo publicado na revista Sciense Advances, estima-se que 8,9 bilhões de toneladas de plásticos primários e secundários foram fabricados desde 1950. Dessa quantia, 6,3 bilhões de toneladas viraram lixo e 2,6 bilhões ainda estão em uso. Desse total, mais de 8 milhões de toneladas de lixo vão parar nos oceanos a cada ano.

No Brasil, 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia, são produzidos anualmente, 11 milhões de lixo plástico. Cada brasileiro produz, em média, um quilo de lixo plástico por semana. Alguns dados são ainda mais preocupantes: apenas 1,2 % desse montante são reciclados. E 2,4 milhões de toneladas de plástico são descartadas de forma irregular. Os números, da WWF, o Fundo Mundial para a Natureza, mostram a importância da redução do consumo do plástico. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.