Em reunião nesta terça-feira, 9, Escola do Legislativo estabelece pré-cronograma de cursos a distância
Diante dos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus, a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na manhã desta terça-feira, 9, em sua sede, uma reunião para desenvolver ações que possam dar continuidade nas atividades ora desenvolvidas pela instituição. Participaram da reunião diretores e servidores do Poder Legislativo goiano.
A Escola do Legislativo tem desenvolvido importantes ações no ensino e capacitação dos servidores públicos da Alego, bem como atividades de educação para a cidadania, e diante da crise epidemiológica global contemporânea, cuja problemática não terá resolutividade em curto prazo, a unidade de ensino da Assembleia se viu na necessidade de desenvolver novas ações para que seus princípios e objetivos continuem sendo cumpridos.
Neste sentido, a reunião tratou de acertar, em consonância com diretorias e seções da Casa, as ferramentas necessárias e viabilidade técnica para o desenvolvimento de aulas e cursos a distância. Durante a reunião, foi exposta a ideia de realização de transmissões ao vivo, por meio da criação de lives pelo instagram com convidados, e aulas que serão transmitidas através do youtube, TV Alego e intranet. Os cursos ministrados pelos canais da Alego serão destinados principalmente aos servidores da Casa. Já as lives pelo instagram servirão como capacitação e fonte de conhecimento de toda a sociedade. Em ambos os casos, a emissão de certificado de participação está dentre os propósitos especificados.
Os cursos e lives em desenvolvimento irão abordar as oito áreas de atuação estabelecidas pela Escola do Legislativo. São elas: Controle e Orçamento; Jurídica; Linguagem; Política, Cultura e Sociedade; Processo Legislativo; Tecnologia; Administrativa; e Desenvolvimento Pessoal. Segundo o diretor da Escola do Legislativo, Teófilo Luiz dos Santos, os envolvidos neste projeto estão trabalhando neste mês de junho e julho para que, dentro de um cronograma estabelecido, as aulas e lives já possam ser iniciadas no mês de agosto.
“Estamos em um momento de indefinição do futuro e não sabemos quando as coisas poderão voltar ao normal, mas o trabalho não pode parar. Por isso, queremos continuar qualificando nossos servidores e cumprindo com nossos objetivos de proporcionar educação e cidadania. Já reativamos nosso convênio com o Sistema S, para cursos a distância e agora pretendemos retomar as aulas e cursos através desse novo sistema proposto aqui hoje nessa reunião” destacou o diretor.
Segue abaixo o cronograma de temas propostos para as primeiras atividades a distância:
1ª Live – Políticas Públicas, Direitos Sociais e o Legislativo
2ª Live – A Experiência do Projeto Escola do Legislativo em Goiás
3ª Live – Participação Popular no Legislativo
4ª Live – Projeto Politizar da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
Youtube e TV Alego
1ª aula – Teletrabalho e os sistemas administrativos da Casa
2ª aula – Redação Oficial
3ª aula – Redação técnica legislativa
4ª aula – Origem, Evolução histórica, e Importância do Poder Legislativo
5ª aula – As antigas e a atual sede do Poder Legislativo