Ícone alego digital Ícone alego digital

Sessão ordinária remota tem 156 processos para apreciação

15 de Junho de 2020 às 09:18
Crédito: Valdir Araújo
Sessão ordinária remota tem 156 processos para apreciação
Sessão ordinária (remota)
Após oito deliberações realizadas na última semana, deputados voltam a se reunir nesta terça-feira, 16, por meio de sistema remoto implantado em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A pauta traz 156 processos aptos para deliberação durante a Ordem do Dia. Entre eles, vetos do governador e projetos de iniciativa parlamentar e da Governadoria. A sessão tem início às 15 horas e pode ser acompanhada pela TV Alego, transmissão ao vivo pelo Youtube e Assembleia em Tempo Real, no portal da Alego.

Os deputados da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizaram, durante a semana passada, um total de duas sessões ordinárias com quórum qualificado para votações. Como resultado dessas sessões, oito deliberações foram realizadas. A votação das matérias se deu por meio do sistema remoto implantado na Casa em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Entre as matérias tramitadas durante a última semana, duas foram apreciadas em votação definitiva, sendo uma oriunda do Poder Executivo e uma de origem parlamentar. O projeto do Governo que foi aprovado é referente ao processo nº 2494/20, que adapta a legislação estadual do Código Tributário aos preceitos da Lei Kandir.

Durante a última semana, ainda, entraram em tramitação na Casa, outros 36 processos legislativos. Foram 32 projetos de lei ordinária e um projeto de lei complementar de iniciativa parlamentar, dois vetos do Poder Executivo e um relatório da Secretaria de Estado da Administração. Esses processos foram encaminhados para apreciação das comissões técnicas.

Em pauta

Para essa semana, os deputados realizarão a primeira sessão ordinária na terça-feira, 16. Na Ordem do Dia está uma pauta contendo 156 matérias que contemplam iniciativas parlamentares e da Governadoria. A sessão terá início às 15 horas.

São 24 vetos do governador Ronaldo Caiado (DEM) a projetos de lei aprovados anteriormente pela Casa e 132 projetos de lei ordinária. Os vetos que constam na pauta para apreciação dos parlamentares já foram submetidos à Comissão Mista e, agora, serão deliberados em Plenário em votação única e secreta, e os deputados irão optar se acatam ou não a decisão do governador de se opor às propostas. São dois processos que tratam de veto parcial e outros 22 que vetam integralmente os projetos de lei.

Já os projetos em pauta para a reunião dessa terça-feira são compostos por 30 processos parlamentares, em fase de primeira discussão e votação, nove em votação definitiva, sendo quatro originário do Poder Executivo e cinco de autoria parlamentar, e 93 matérias com pareceres favoráveis aprovados pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e que estão sendo encaminhados agora para análise de comissões temáticas.

Para mais informações sobre as matérias que devem ser apreciadas nessa terça-feira, 16, consulte a pauta prévia

Sessões ordinárias

As sessões ordinárias constituem o calendário anual de trabalho legislativo e possuem a Ordem do Dia previamente designada, ou seja, têm uma pauta de votação. São realizadas normalmente às terças, quartas e quintas-feiras e compõem-se das seguintes fases: Abertura, onde são feitas apresentações de matérias e demais comunicações parlamentares; Pequeno Expediente; Grande Expediente; e a Ordem do Dia.

As reuniões da sessão ordinária, assim como das comissões, estão sendo realizadas desde o final de abril de maneira remota, pelo SDR, após o ato do presidente Lissauer Vieira (PSB), que suspendeu todas as atividades legislativas e administrativas do Poder Legislativo, para evitar a propagação do novo coronavírus.

Para garantir a transparência, o Legislativo goiano transmite ao vivo todas as sessões remotas pela TV Alego e também site oficial da Casa, em método semelhante ao já utilizado anteriormente, nas sessões presenciais, e a população pode acompanhar os trabalhos pela TV Alego no canal 61.2 da TV Aberta ou no canal 8 da NET Claro, pelo youtube e também pelo site oficial da Casa: portal.al.go.leg.br

Sistema de Deliberação Remota

O SDR é uma solução tecnológica, obtida em parceria com o Senado Federal, que permite o debate com vídeo e áudio entre os parlamentares e viabiliza a discussão e a votação de matérias na Alego. A tecnologia é usada exclusivamente em situações de guerra, convulsão social, calamidade pública, pandemia, colapso do sistema de transportes ou situações de força maior que impeçam ou inviabilizem a reunião presencial no edifício do Parlamento ou em outro local físico.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.