Acesso à
Transparência

Retomada das atividades em Rio Quente é debatida pela Comissão de Turismo e empresários em reunião remota

26 de Junho de 2020 às 10:15
Crédito: Divulgação
Retomada das atividades em Rio Quente é debatida pela Comissão de Turismo e empresários em reunião remota
Comissão de Turismo discute retomada das atividades em Rio Quente

A retomada das atividades do setor turístico em Rio Quente, de forma gradativa, com segurança e responsabilidade foi debatida na tarde desta quinta-feira, 25, pela Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás. Por meio de videoconferência, o encontro, conduzido pelo presidente do colegiado, deputado Coronel Adailton (Progressistas), reiterou a importância do retorno daquele importante destino turístico de Goiás e da união de esforços. Empresários e gestores do setor do município, participaram das discussões.

O parlamentar, que em outras oportunidades manifestou seu apoio ao retorno das atividades nos destinos turísticos, ressaltou a disponibilidade em apoiar empresários e gestores na busca das melhores soluções para o momento. "Precisamos atuar no sentido de retomar as atividades. Estamos pedindo o direito de trabalhar, gerar emprego e renda, e resgatar a qualidade de vida”, acentuou. 

A principal recomendação do deputado é de que sejam realizadas parcerias com o Ministério Público, o Judiciário, a  Vigilância Sanitária e a Goiás Turismo, além da sensibilização do Legislativo e Executivo municipal, a fim de garantir a reabertura das atividades no município de Rio Quente. Para o deputado Coronel Adailton, o primeiro passo é o ajuste de um protocolo, que deverá ser revisado, ajustado e aprovado, com as medidas de segurança sanitária, que deverão ser adotadas, a fim de garantir a reabertura responsável, além da assinatura do decreto municipal, que irá garantir a retomada das atividades. 

A reunião contou com a participação da secretária de Turismo, Rita Cavalcante; os empresários Luana Mundim, Milene Mendonça, Carlos Alberto Renosto, Teresinha Borges, Wilian Borges, Otávio Marcolino dos Santos e Leandro. 

Durante o encontro, a secretária esclareceu que o protocolo de procedimentos já está pronto, e que o mesmo seguiu os procedimentos apresentados no protocolo elaborado pela Associação Regional das Águas Quentes (Aqua). Rita Cavalcante aproveitou a oportunidade para solicitar que a sinalização turística do município seja feita, e, que para tanto, necessita de uma parceria com a Goinfra. 

Por sua vez, o empresário Carlos Alberto Renosto ressaltou a importância de se colocar o bairro da Esplanada em evidência, já que, segundo ele, apesar de se tratar do cartão postal de Rio Quente, o local não tem tido o reconhecimento necessário para que os empresários que ali trabalham, obtenham melhor retorno em seus negócios. “Precisamos de maior visibilidade”, assinalou. 

Já outra cobrança, por parte dos participantes, tratou da realização de campanhas de marketing nas redes sociais, a fim de garantir o retorno da busca do destino por turistas, ao que Adailton pontuou a necessidade de que, em primeiro lugar, sejam definidos protocolos e marcada uma data para a retomada das atividades. Diante da solicitação, o parlamentar garantiu interceder, no momento oportuno, junto ao Executivo estadual. 

Mais um questionamento importante pontuado durante a reunião foi acerca da situação financeira de empresários, que “para honrar seus compromissos, começaram a dispor do patrimônio construído ao longo da vida”, afirmou Otávio. O empresário prosseguiu afirmando que as linhas de crédito colocadas à disposição apresentam taxas pouco atrativas. Relacionado a essa questão, Coronel Adailton assinalou a disponibilidade de buscar apoio ao empresariado junto à Goiás Fomento, dentro do molde adotado para auxiliar os profissionais do setor de eventos. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar