Acesso à
Transparência

Álvaro Guimarães é contra o projeto que limita reeleição de parlamentares

29 de Julho de 2020 às 10:13

Detentor de sete mandatos de deputado estadual, Álvaro Guimarães se posiciona contrário ao projeto do senador Luiz Carlos do Carmo (MDB -GO), que convoca plebiscito para que os eleitores brasileiros decidam se as reeleições nas casas legislativas de todo o País devem ser limitadas em até três vezes consecutivas ou continuar sem limites. “No caso do parlamentar, a reeleição é importante, porque confirma a positividade do trabalho que vem sendo desempenhado por ele no Parlamento”.

Já com relação ao Executivo, o deputado Álvaro Guimarães entende que a reeleição ilimitada não é salutar, porque o prefeito, governador ou mesmo o presidente da República poderão vir a abusar da máquina pública para favorecê-los em campanhas de reeleição. “Assim, esses governantes têm incentivos para tomar medidas de curto prazo com fins meramente eleitoreiros. Agora entendo que uma reeleição é importante, até mesmo como forma de recompensar bons governantes, oferecendo-lhes uma chance de dar continuidade a seus projetos”.

Álvaro Guimarães também se posicionou contra a prorrogação de mandatos esse ano, como defende o prefeito Iris Rezende (MDB), para evitar a realização de uma eleição nesse período de pandemia. “Lembro-me que o deputado Anísio de Sousa, da antiga Arena, se tornou conhecido como autor da Emenda Constitucional Número Quatorze, que adiou para 1982 as eleições municipais previstas para 1980. Contudo é bom recordar que, naquela época, o Brasil passava por um período de recessão, mas hoje os tempos são outros e uma proposta dessa será uma forma de “sabotagem” à consolidação da democracia em nosso País”.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar