Ícone alego digital Ícone alego digital

Sessão ordinária desta 4ª-feira, 5, tem 37 processos legislativos

05 de Agosto de 2020 às 09:40
Crédito: Ruber Couto
Sessão ordinária desta 4ª-feira, 5, tem 37 processos legislativos
Sessão ordinária remota
Na sessão ordinária que será realizada na tarde desta quarta-feira, os deputados estaduais devem deliberar 37 matérias. Os processos constantes da pauta contemplam iniciativas parlamentares e da Governadoria, alguns em fase de segunda e definitiva votação. A pauta traz, também, 24 vetos da Governadoria do Estado. A sessão terá início às 15 horas, pelo sistema remoto implantado em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realiza nesta quarta-feira, 5, a segunda sessão ordinária de agosto. Na oportunidade, após terem apreciado, na sessão de ontem, quatro processos legislativos, os deputados goianos devem deliberar, desta vez, uma pauta contendo 37 matérias. A sessão terá início às 15 horas, pelo sistema remoto implantado na Casa em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Os processos constantes da pauta para a reunião de hoje contemplam iniciativas parlamentares e da Governadoria. São sete processos de iniciativa parlamentar, em fase de segunda e definitiva votação, e seis em primeira votação. A pauta traz, também, 24 vetos da Governadoria do Estado a projetos anteriormente aprovados pelos deputados estaduais, sendo 22 deles de veto integral e dois de veto parcial. Esses vetos já receberam o parecer da CCJ e agora serão deliberados em Plenário, em votação única e secreta.

Entre as matérias de iniciativa parlamentar em segunda votação está o processo nº 6892/19, de iniciativa do deputado Delegado Eduardo Prado (DC), que altera a lei que estabelece as Diretrizes e Bases do Sistema Educativo do Estado de Goiás. O objetivo é incluir, nos estabelecimentos de educação infantil, nos horários letivos, uma pessoa treinada para administrar insulina subcutânea nas crianças diabéticas.

Segundo Prado, o diabetes é uma das doenças crônicas mais comuns na infância. Pode surgir em qualquer idade, até mesmo em bebês e em crianças em idade pré-escolar. Se a doença não for tratada adequadamente, pode causar complicações graves. 

Para mais informações sobre as matérias que devem ser apreciadas nesta quarta-feira, 5, consulte a pauta prévia

Sessões ordinárias

As sessões ordinárias constituem o calendário anual de trabalho legislativo e possuem a Ordem do Dia previamente designada, ou seja, têm uma pauta de votação. São realizadas normalmente às terças, quartas e quintas-feiras e compõem-se das seguintes fases: Abertura, onde são feitas apresentações de matérias e demais comunicações parlamentares, Pequeno Expediente, Grande Expediente, e a Ordem do Dia.

As reuniões da sessão ordinária, assim como das comissões, estão sendo realizadas desde o final de abril de maneira remota, pelo SDR, após o ato do presidente Lissauer Vieira (PSB) que suspendeu todas as atividades legislativas e administrativas do Poder Legislativo para evitar a propagação do novo coronavírus.

Para garantir a transparência, o Legislativo goiano transmite ao vivo todas as sessões remotas pela TV Alego e também pelo site oficial da Casa, em método semelhante ao já utilizado anteriormente, nas sessões presenciais, e a população pode acompanhar os trabalhos pela TV Alego no canal 61.2 da TV Aberta ou no canal 8 da NET Claro, pelo Youtube, e também pelo site oficial da Casa: portal.al.go.leg.br

Sistema de Deliberação Remota

O SDR é uma solução tecnológica obtida em parceria com o Senado Federal, que permite o debate com vídeo e áudio entre os parlamentares e viabiliza a discussão e a votação de matérias na Alego. A tecnologia é usada exclusivamente em situações de guerra, convulsão social, calamidade pública, pandemia, colapso do sistema de transportes ou situações de força maior que impeçam ou inviabilizem a reunião presencial no edifício do Parlamento ou em outro local físico.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.