Ícone alego digital Ícone alego digital

Eduardo Prado protocola emenda ao projeto que cria a Polícia Penal

19 de Agosto de 2020 às 17:17

O deputado estadual Delegado Eduardo Prado (DC) apresentou, nesta terça-feira, 18, emenda aditiva/modificativa ao texto da Proposta de Emenda à Constituição Estadual (PEC), que institui a Polícia Penal em Goiás. Segundo Prado, a proposta de alteração surgiu através da criação de um Grupo de Trabalho do Sindicato dos Servidores do Sistema de Execução Penal do Estado de Goiás (SINSEP GO), o qual propõe que seja conferido aos agentes penitenciários os direitos inerentes à carreira policial, uma vez que a matéria tratada é de suma importância e requer regulamentação em Goiás. O parlamentar explica que a emenda modifica a PEC para garantir autonomia de gestão e independência da Polícia Penal.

O projeto

O projeto de Emenda Constitucional (PEC) que cria, em Goiás, a Polícia Penal já encontra-se em tramitação na Assembleia Legislativa. A matéria, de iniciativa da Governadoria, foi lida em Plenário, na última semana, e foi encaminhada para análise na Comissão Mista.  Protocolada sob nº 3647/20, a PEC acrescenta, em Goiás, a Polícia Penal aos órgãos já constituídos – Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.

A iniciativa é motivada pela necessidade de adequação do artigo 121 da Constituição Estadual à nova redação da Constituição Federal que, após a promulgação da Emenda Constitucional nº 104, de 4 de dezembro de 2019, alterou o inciso XIV do artigo 21, o parágrafo 4º do artigo 32 e o artigo 144 da Constituição Federal, para criar as polícias penais federal, estaduais e distrital.

De acordo com a Governadoria, além de promover a referida adequação constitucional, a propositura também fortalece o sistema penal estadual, para torná-lo respeitável nacionalmente, e intensifica o combate ao crime dentro dos estabelecimentos penais. Apesar de criar a Polícia Penal a matéria explicita, contudo, que a organização e estruturação da mesma ficarão reservadas à apresentação de lei ordinária de iniciativa privativa do governador do estado.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.