Cursos online no Alego Ativa

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) lançou na manhã de hoje, 26, o Programa Alego Ativa Cursos Online, que traz inovação nos atendimentos ofertados à população goiana. Os cursos de capacitação e de qualificação, antes ministrados presencialmente, agora serão oferecidos gratuitamente através de plataformas online.
O lançamento teve lugar no salão nobre da Casa de Leis e foi realizado pelo presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira (PSB), que ressaltou a importância de manter em atividade o projeto que visa levar à população cursos gratuitos que agregam conhecimento e fortalecem o currículo do cidadão que busca uma oportunidade de emprego ou visa empreender no mercado.
Aproximação
Lissauer destacou que a força do Poder Legislativo, junto com o empenho de diretores da Casa, resultou em boas parcerias para realizar o projeto. ‘‘Nós temos bons parceiros que pensam em levar serviços de todas as áreas para a comunidade. Depois de muito trabalho, nós atingimos o nosso principal objetivo, que é aproximar o Poder Legislativo da comunidade goiana e levar a Alego para perto das cidades do interior, e assim fizemos. Desde o início, o programa foi um sucesso total e não medimos esforços para fazermos duas edições por mês. Infelizmente, fomos surpreendidos com a pandemia e tivemos que suspender o programa previsto para esse ano. Mas isso não nos enfraqueceu ou nos desmotivou. Em 2021, voltaremos com força total e vamos dar sequência ao Alego Ativa presencial’’, disse.
O presidente disse ainda que o momento atual pede uma total reinvenção. ‘‘O Poder Legislativo aqui em Goiás foi o segundo poder a implantar sessões virtuais remotas para deliberação de projetos. No dia 25 de março, nós realizamos a primeira sessão remota da história da Alego. Durante todo esse período, nós temos votado matérias importantes para a vida do cidadão goiano para ajudar a amenizar um pouco toda crise sanitária que estamos vivendo no momento. Os cursos online, que serão ofertados, atendem as mais diversas áreas e esse é o nosso papel, ajudar e buscar parcerias para poder somar com o crescimento da nossa população, e tenho certeza que o Alego Ativa Cursos Online irá contribuir muito para o desenvolvimento de todos os goianos que participarem dos cursos’’, afirmou.
Cursos
Serão ofertadas mais de 2 mil vagas mensalmente para 16 cursos diferentes, e as inscrições já se iniciam a partir de amanhã, 27. Os certificados de conclusão serão disponibilizados digitalmente aos alunos. São parceiros do programa várias entidades, entre elas o Senac, Senai, TCM e a Escola do Legislativo da Alego.
Além do presidente da Casa, participaram do evento o presidente do Senac, José Leopoldo Veiga Jardim Filho, o ex-diretor de Assuntos Institucionais, Simeyzon Silveira, o gerente de Educação do Senai, Weysller Matuzinhos de Moura e o assessor legislativo da Fieg, Lenner Rocha.
O ex-diretor de Assuntos Institucionais, Simeyzon Silveira, afirma que o Alego Ativa colou a Casa de Leis em evidência em todo o estado. ‘‘Quando a pandemia começou, nós ficamos limitados em não poder realizar o evento presencialmente e fomos desafiados pelo presidente da Casa a achar um formato virtual. O que era possível fazer dentro desse formato era a parte de qualificação. Todos os cursos são reconhecidos e direcionados ao servidor público e para as pessoas no geral’’, destaca.
O presidente do Senac, José Leopoldo Veiga Jardim Filho, disse que a parceria é extremamente importante, pois a Alego vai levar para os municípios a oferta de cursos que atende diversas áreas. ‘‘Essa é a forma que a gente tem nesse momento para contribuir com o desenvolvimento intelectual das pessoas. A parceria do Senac com a Alego já está consolidada. Nós formamos mais de uma centena de colaboradores da Casa no ano passado. Nós percebemos que a busca pelo aprendizado tem sido constante. Hoje, quem não busca conhecimento, dificilmente vai conseguir alçar um voo maior em sua vida e carreira profissional’’, afirmou.
Qualificação
Foram realizadas, em 2019, oito edições do Programa Alego Ativa, com mais de 27 mil atendimentos em diversos serviços nas áreas de saúde, social, emissão de documentos e cursos de capacitação e qualificação.
O link para inscrição e para obter mais informações sobre os cursos é o portal.al.go.leg.br/intercâmaras ou pelo telefone (62) 3221-3416. Em setembro, serão ofertados 27 cursos, sendo que 17 destes já iniciam as aulas a partir do dia 1º. Os demais, serão disponibilizados a partir da segunda semana de setembro.
Cursos - 1ª etapa:
Empreendedorismo nas redes sociais (DAI)
Programação e Robótica (DAI)
Qualidade de Vida no Trabalho (DAI)
Português para Enem (DAI)
Matemática para Enem (DAI)
Administração do Tempo (Senac)
Aproveitamento integral dos alimentos (Senac)
Congelamento de alimentos (Senac)
Gestão de beleza (Senac)
Representante comercial (Senac)
Unhas decoradas (Senac)
Assistente de operações logísticas (Senai)
Auxiliar de laboratório de microbiologia (Senai)
Desenhista de moda (Senai)
Montador e reparador de computadores (Senai)
Operador de computador (Senai)
Prestação de contas (TCM).
Curos: 2ª etapa:
Comportamento do consumidor
Penteados
Como construir um plano de marketing para o seu negócio
Compras para o varejo de moda
Administração financeira de eventos
Inspetor de qualidade
Instalador e reparador de redes de computadores
Desenhista técnico de edificações
Almoxarife
Assistente ambiental.