Governança Pública

Crédito: Ruber Couto
Governança Pública
Reunião da Unale discute Governança Pública
Chefe da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Lissauer Vieira, em reunião virtual da Unale, afirmou que Goiás não terá dificuldade em adotar o sistema, visto que os Poderes já atuam em convergência.

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás e do Colegiado de Presidentes das Casas Legislativas do País, deputado Lissauer Vieira (PSB), participou de reunião virtual na manhã desta quinta-feira, 27, promovida pela União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e Tribunal de Contas da União (TCU) sobre Governança Pública. O debate foi o primeiro de uma série de encontros regionais que serão realizados com todos os presidentes das Casas Legislativas do Brasil, para tratar do Sistema de Governança nos estados.

O assunto já vem sendo debatido, com frequência, pelo ministro do TCU, Augusto Nardes, e lideranças de vários estados brasileiros. “Precisamos montar uma estrutura para melhorar a competitividade do Brasil, e precisamos organizar isso em conjunto”, declarou o ministro.

Lissauer destacou que o tema, além de atual, precisa ser implementado no sistema público para a conquista de melhores resultados nas gestões. Segundo o chefe do Legislativo, Goiás não terá dificuldade em implantar o método, pois a gestão estadual já tem adotado a postura de reunir com os chefes de Poderes e órgãos autônomos mensalmente e alinhar as decisões em conjunto e compartilhá-las.

“Discutir isso é um passo, não só na questão da transparência, mas também para se dividir responsabilidades. Então, aqui em Goiás não teremos dificuldade de implantar um sistema de governança, de gestão. E a Assembleia Legislativa ser a pioneira em levantar essa bandeira e ser parceira nesse tema. Conte com o nosso apoio”, destacou Lissauer.

A reunião virtual foi conduzida pela presidente da Unale, deputada Ivana Bastos (PSD-BA), que também destacou a necessidade de tratar do assunto.

“Entendemos que essa pauta é necessária para termos uma gestão mais eficiente e transparente e a Unale atuará fortemente na defesa da implementação dessa lei em todos os estados da federação”, comentou a presidente.

Neste primeiro encontro, foi criado um grupo de trabalho com os representantes do Legislativo dos estados da região Sul, para iniciarem o projeto piloto para a implementação da política de governança nos estados brasileiros.

“O papel da Unale nessa interlocução com as Assembleias e do Parlamento com os Poderes Executivos estaduais é fundamental, uma vez que o plano de governança é um trabalho integrado”, ressaltou o ministro.

Também participaram do encontro, o presidente da ALERS,  deputado Ernani Polo (PP-RS) e os representantes das Assembleias Legislativas de Santa Catarina e do Paraná, deputado Kennedy Nunes (PSD-SC) e deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB-PR); o primeiro secretário da ALERS, deputado Gabriel Souza (MDB-RS), e o deputado gaúcho, Tenente Coronel Zucco (PSL-RS).

Com informações da Ascom Unale