Ícone alego digital Ícone alego digital

Campanha Saúde na Real nas redes sociais explica como é feito o tratamento de covid-19 pela transfusão de plasma

21 de Setembro de 2020 às 14:45
Crédito:
Campanha Saúde na Real nas redes sociais explica como é feito o tratamento de covid-19 pela transfusão de plasma
Campanha Saúde na Real

O tratamento que tem se mostrado um dos mais promissores para pacientes de covid-19 é a transfusão de plasma de convalescentes da doença. Mas você sabe como ele é feito? A campanha nas redes sociais da Alego Saúde na Real explica:  

Quando uma pessoa contrai um vírus, seu sistema imunológico cria anticorpos para combatê-lo. Esses anticorpos ficam no plasma, que é a parte líquida do sangue, e então a substância é chamada de plasma convalescente. Quando o plasma convalescente é transfundido para um indivíduo que ainda luta contra o vírus, pode fornecer um impulso ao sistema imunológico debilitado e ajudar a acelerar o processo de recuperação.

É por isso que hospitais e laboratórios têm chamado quem já teve a doença para fazer a doação de plasma. Mas nem todas as pessoas podem ser doadores. Confira os critérios:

* Ter testado positivo para covid-19;
*Estar sem sintomas há mais de 14 dias;
*Ter idade entre 18 e 60 anos:
*Pesar mais de 60 quilos ;
*No caso das mulheres, não ter tido gestação prévia.

Se você se enquadra nesses critérios, procure um banco de sangue e faça sua doação, já que o grande desafio para esse tratamento é conseguir doadores.  

Em Goiânia, você pode fazer a doação de plasma ou ter mais informações sobre o procedimento no Hemocentro Coordenador. O telefone é (62). 31014101.   

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.