Criação de estrutura para pessoas com transtorno do espectro autista é aprovada em segunda votação
Foi aprovado por 22 a 0, em segunda votação, o projeto de nº 3923/19, de autoria do deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL). A proposição autoriza o Poder Executivo a criar e implementar, no âmbito da estrutura da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás, o Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA).
Segundo a proposta, o centro será uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) que oferecerá serviço especializado às pessoas diagnosticadas com o transtorno e avaliação daquelas que têm suspeita e que ainda não foram diagnosticadas, com a missão de atender de forma interdisciplinar e humanizada, possibilitando a criação de espaço de aprendizagem, interação e desenvolvimento intelectual, favorecendo a integração e a socialização, além de oferecer o acolhimento adequado dos familiares.
‘‘O objetivo é prestar apoio aos familiares no desenvolvimento do cuidado à pessoa com TEA. Ademais, tem propósito de capacitação de profissionais voltados ao atendimento desses pacientes em Goiás’’, coloca o jovem parlamentar em sua justificativa.