Ícone alego digital Ícone alego digital

Wilde Cambão propõe criação de programa "Goiás Cuidando de quem Cuida"

23 de Setembro de 2020 às 07:33

A instituição do programa “Goiás Cuidando de quem Cuida” é o que prevê o projeto de lei nº 2318/20, de autoria do deputado Wilde Cambão (PSD), em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O programa visa definir medidas de cuidados para os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), que estão atuando na linha de frente do combate ao novo coronavírus (covid-19).

De acordo com a proposição, os objetivos do programa serão alcançados mediante a execução de diversas ações, como padronização e implantação dos protocolos de segurança em saúde para os profissionais que atuam na linha de frente do combate à covid-19; sistematização dos processos de trabalho; disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPIs); viabilização de material para higienização das mãos dos profissionais, bem como promoção de facilidades para higienização corporal na entrada e na saída dos plantões.  

Além disso, também são ações do programa o oferecimento de atendimento psicológico aos respectivos profissionais que estejam apresentando sintomas, como ansiedade, depressão, irritabilidade, transtorno de estresse agudo e burnout; reserva de leitos para garantir o atendimento aos profissionais que estão na linha de frente do combate à covid-19; entre outras.  

Na luta contra o novo coronavírus, sustenta Cambão, os profissionais que atuam na área da saúde ao redor do mundo têm pagado um alto preço. “Milhares foram infectados e há um número crescente de mortos entre eles, mesmo utilizando os EPIs. Para especialistas, isso se deve à quantidade de carga viral a que estão expostos."

A proposta já teve o parecer favorável do relator, deputado Álvaro Guimarães (DEM), aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Agora, o projeto segue para discussão e primeira votação nominal no Plenário.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.