Ícone alego digital Ícone alego digital

Dia Mundial do Turismo

25 de Setembro de 2020 às 15:42
Crédito:
Dia Mundial do Turismo
Dia do Turismo
Nas comemorações ao Dia Mundial do Turismo, a comissão da Assembleia Legislativa desenvolveu, ao longo dos últimos dois anos, uma série de ações voltadas para o incremento do turismo goiano.

Mesmo com uma série de limitações impostas à sociedade por esse período marcado pela pandemia da covid-19, a Comissão de Turismo do Parlamento de Goiás tem realizado uma série de ações, que, mesmo por meio digital, são importantes para o setor em Goiás, que comemora neste 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo.

O colegiado irá marcar a data com a realização do 2º Legislativo do Turismo, para debater a pandemia e seus efeitos. O evento será on-line, das 9 às 12 horas, transmitido ao vivo pela TV Alego e pelo canal oficial do Parlamento no YouTube. Na oportunidade, o setor será tratado sob três prismas: dos empresários, dos profissionais e das distintas regiões turísticas de Goiás.

Ao falar das ações frente à comissão, o presidente do colegiado, deputado Coronel Adailton (Progressistas) ressaltou que, ao assumir a presidência da comissão, tem se empenhado, principalmente para fazer os destinos turísticos de Goiás ganharem mais visibilidade. “Desde que fui agraciado pelos meus pares com a missão de presidir a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa temos desenvolvido um importante trabalho de divulgação dos destinos goianos”, assinalou. 

O deputado pontuo as ferramentas tecnológicas como aliadas nesse trabalho de divulgação. “A principal forma foi por meio de audiências públicas e visitas técnicas aos municípios turísticos de Goiás, levando a TV Alego, a Agência de Notícias da Casa e colaborando para a promoção das localidades na internet”, pontuou. 

Adailton explicou que na escolha dos locais para divulgação, além dos destinos mais conhecidos, também foi realizado o trabalho em localidades que têm grande potencial a ser explorado, mas que não possuem a visibilidade necessária. “Muitas vezes as pessoas não conhecem os atrativos do seu próprio município ou das imediações, mas viajam para locais distantes. Estamos aumentando o leque de opções à disposição dos turistas e, assim, promovendo o desenvolvimento”, ressaltou.

Nesse período, a equipe da comissão visitou São Domingos, Guarani de Goiás, Jaraguá, no Nordeste goiano; além de Lagoa Santa, conhecida como região dos lagos; e Rio Quente. “A Capital também foi contemplada, em especial o forte turismo de negócios na região da Rua 44”, frisou.

Durante o período em que Coronel Adailton está à frente do colegiado participou de diversos eventos voltados a aumentar a visibilidade dos destinos turísticos de Goiás, a exemplo do Festival Gastronômico de São Simão, Festa da Mexerica de Goialândia, a Feira do Troca do distrito de Olhos D'água (Alexânia), a Campanha Nacional em Defesa e Recuperação do Rio Araguaia, as Cavalhadas de Palmeiras de Goiás, Expo-Municípios, visita a Aurilândia, Festival Gastronômico de Silvânia, Projeto Investe Turismo na cidade de Goiás, cancelados nesse ano por conta da pandemia. 

“Diante dos eventos que promovemos e que participamos, captei as necessidades e demandas do turismo e ofício às autoridades responsáveis, além de verificar se realmente as ações foram colocadas em prática”, afirmou. 

O presidente da comissão assinalou também que, além de promover as localidades, o colegiado realizou um importante trabalho a partir da audiência pública em que debateu os desafios na inclusão de pessoas com deficiência no turismo goiano, realizada em dezembro de 2019. “Sempre me preocupei que não bastava verificar o que precisava ser melhorado, mas de fato tirar do papel e colocar em prática”, sublinhou. 

Nessa perspectiva Coronel Adailton ressalta a criação de um grupo de trabalho, formado por pessoas e autoridades comprometidas com a causa, que vem atuando de forma permanentemente e voluntária. “Um exemplo de fruto desse trabalho foi a oficina para formação dos guias sobre atendimento acessível para a inclusão das pessoas com deficiência no turismo goiano, beneficiando ambas as partes”, acentuou. 

O parlamentar ainda citou que na Casa tramita o processo nº 1379/20, de sua autoria, voltado à criação da Política Estadual de Atenção ao Deficiente, o Fundo Estadual de Apoio ao Deficiente, o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.      

Pandemia

Nem mesmo a pandemia fez com que as atividades do colegiado paralisassem nesse ano. A Comissão de Turismo iniciou o ano já com todo um planejamento de diversas visitas técnicas e audiências públicas, “mas como todos, fomos surpreendidos pela pandemia”, disse. Entretanto, Coronel Adailton relembrou a visita técnica ao município de Rio Quente. “Foi um dos últimos eventos presenciais da Assembleia antes de entrarmos em distanciamento social e isso, é claro, impactou diretamente no turismo”, lamentou. “Para a redução da circulação de pessoas, normalmente o turismo foi o primeiro a ser fechado e com a perspectiva de ser o último a voltar plenamente”, assinalou. 

Diante do novo cenário enfrentado pelo setor do turismo, o presidente destacou que os trabalhos da comissão prosseguiram. “Não paramos de trabalhar, em momento algum, para ajudar o setor. No entanto, tivemos que adaptar nossa atuação às circunstâncias de cada momento”, afirmou.

A fim de dar continuidade às ações, o parlamentar participou de muitos eventos remotos, o que acabou nos possibilitando um contato mais próximo e com mais localidades. Alguns desses eventos foram das regiões Pegadas do Cerrado, Vale do Araguaia, Caminho de Cora Coralina, Caldas Novas, Águas e Cavernas, Jaraguá, Silvânia e Pirenópolis. “Nesses momentos, sempre levei informações sobre a quarentena, prevenção e formas de obtenção de recursos em condições mais favoráveis para o setor”, informou. Sobre essa temática, ainda em abril, fez dois requerimentos de expedientes, um para o governador Ronaldo Caiado e outro para a Febraban, a fim de proporcionar melhores condições de crédito para o turismo. Adailton também foi o responsável pela entrega, junto com a Goiás Turismo, do certificado de inclusão do município de Aurilândia no Mapa Turístico de Goiás.

Com o firme objetivo de cumprir seu papel como representante do Parlamento goiano frente à comissão, o deputado realizou uma reunião ordinária da Comissão de Turismo, onde foram tratados projetos de interesse do setor e foi aprovada uma Carta Aberta pela retomada segura do turismo, marcando a posição da comissão. 

Mesmo diante das dificuldades para a retomada das atividades pelo setor de turismo, o deputado se pauta no otimismo. “Estamos, no que espero que seja o final da quarentena, já em gradual reabertura. Nesse momento, em especial por muitos dos nossos atrativos estarem ao ar livre, tornam-se opções interessantes por serem mais seguros”, disse, ao contabilizar que no feriado de Independência a demanda foi maior que a oferta de leitos disponibilizados em alguns destinos. “Acho que nessa transição Goiás pode seguir protocolos de segurança sanitária e gradualmente se reabrir aos turistas, numa posição privilegiada”, complementou. 

Agora falar do momento após a pandemia, o parlamentar salienta ver um cenário favorável ao turismo goiano. “O dólar caro vai continuar a beneficiar o turismo doméstico e tornar nossos destinos mais atrativos aos estrangeiros. Além disso, como fruto do distanciamento social, um dos maiores desejos é poder voltar a viajar, aproveitar mais a vida e ter experiências gratificantes e o trade de Goiás estará à disposição para receber muito bem os turistas”, previu.  

Coronel Adailton, aproveitou a oportunidade para parabenizar os turismólogos e profissionais do turismo pelo seu dia, comemorado no mesmo Dia Mundial do Turismo. Na visão do parlamentar, o elemento humano é essencial. “Ele é de grande destaque para uma boa experiência turística e com profissionais cada vez mais qualificados, nosso futuro é promissor”, ressaltou.

Dentre as formas de reconhecer a importância dos turismólogos, Adailton informou que a fim de proporcionar aprimoramento dos trabalhos técnicos do colegiado, primou pela contratação de profissionais da área. “Que eu tenha notícia isso nunca havia ocorrido”, pontuou. Também é de sua autoria o requerimento expedido ao governador do estado, em que sugere a criação de vagas no quadro de pessoal civil de Goiás para o cargo de turismólogo.

Em fevereiro, ele apresentou requerimento de realização de sessão especial em comemoração ao Dia do Turismólogo. “Quando passar esse período de pandemia, iremos homenageá-los”, afirmou. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.