O Tribunal Superior Eleitoral divulgou plano de segurança sanitária para as eleições municipais deste ano

25 de Setembro de 2020 às 10:40
Crédito:
Eleições municipais 2020

Uma das novidades deste ano, é o tempo de votação que foi ampliado em uma hora e começará mais cedo: o horário será das 07h às 17h. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a medida foi adotada para evitar aglomerações, o horário das 7h às 10h é preferencial para pessoas acima de 60 anos. Os demais eleitores não serão proibidos de votar nesse intervalo de tempo, mas devem, se possível, comparecer a partir das 10h, respeitando a preferência.

Conforme estabelecido no Plano de Segurança Sanitária, todas as seções eleitorais terão álcool em gel para limpeza das mãos dos eleitores antes e depois da votação, e os mesários receberão máscaras, protetores faciais e álcool em gel. Com objetivo de garantir mais segurança ao eleitor e também aos mesários, nos locais de votação, o uso de máscara será obrigatório, e o eleitor deverá manter uma distância mínima de um metro de outras pessoas e evitar qualquer contato físico.

Outras orientações para o eleitor

Antes de sair de casa, o eleitor deve verificar o seu local de votação, já que algumas seções eleitorais foram alteradas. Essa checagem pode ser feita por meio do aplicativo e-Título, na opção onde votar, ou pelo portal do TSE.

Além da máscara, a recomendação da Justiça Eleitoral é que se possível, cada eleitor leve sua caneta para assinar o caderno de votação e leve anotados os nomes e números dos candidatos para votar o mais rápido possível. A Justiça Eleitoral também orienta que, de preferência, o eleitor não compareça com crianças e nem acompanhantes no local de votação.

Agência Assembleia de Notícias