Redes sociais da Alego continuam mostrando as mulheres que fizeram história no Legislativo goiano

30 de Setembro de 2020 às 16:57
Crédito:
Mulheres no Legislativo

Em mais de 100 anos de existência e 19 legislaturas, apenas 30 mulheres se elegeram deputadas estaduais em Goiás. Se o número ainda é pequeno, a atuação feminina na Assembleia Legislativa de Goiás tem sido marcada por grandes atuações. E a campanha Mulheres no Legislativo #Quemsãoelas vem mostrando um pouco dessa história.

A cada semana duas mulheres que ocuparam cadeira na Alego estampam as redes com suas trajetórias de luta e de pioneirismo. Dessa vez, Magda Mofatto e Mara Naves são as ex-deputadas destacadas na campanha.

Magda Mofatto começou sua caminhada política como vereadora na cidade de Caldas Novas, onde é empresária. Foi parlamentar da Alego durante a 15ª Legislatura. Atualmente é deputada federal, representando os goianos na Câmara dos Deputados.

Já Mara Naves exerceu três mandatos como deputada estadual, 13ª Legislatura (1995 a 1999), 15ª Legislatura (2003 a 2007) e 16ª Legislatura (2007 a 2011). Ela foi inspirada a ingressar na política pelo marido e suas reeleições foram fruto do seu trabalho prestado ao povo.

A campanha Mulheres no Legislativo visa justamente incentivar a participação política das mulheres, destacando o trabalho realizado pelas deputadas que já passaram pela experiência, mostrando a diferença que cada uma delas trouxe para o Parlamento. E dessa forma, contribuir para mudar a situação de se ter tão poucas representantes femininas no Legislativo.

Se você quer saber mais sobre as mulheres que atuaram como deputadas estaduais, confira o material completo sobre a história das parlamentares no projeto "Mulheres no Legislativo", elaborado e publicado pela Agência Assembleia de Notícias.

Agência Assembleia de Notícias