Talles quer instalação de piso tátil em banheiros públicos para benefício de deficientes visuais
A instalação obrigatória de piso tátil em banheiros públicos, em Goiás. É o que dispõe o projeto de lei nº 4632/20, de autoria do deputado tucano Talles Barreto, em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás.
Em sua justificativa, Talles Barreto frisa que o objetivo da sua proposição é indicar a disposição do sanitário, a fim de que os deficientes visuais possam acessar e utilizá-lo, independentemente de auxílio de outrem.
“Desde a entrada do banheiro, o piso tátil indicará o caminho que levará a correta posição do vaso sanitário e do lavatório, para que a pessoa com deficiência visual consiga se localizar, e utilizar os banheiros públicos sem depender de outra pessoa para guiá-la”, salienta o parlamentar.
Talles coloca que sua iniciativa tem o intuito de promover a acessibilidade e independência de pessoas com deficiência visual, garantindo-lhe autonomia e valorizando o reconhecimento e convívio com a diversidade. “Levando em conta que existe uma grande parte da população brasileira com deficiência visual, é preciso que o poder público olhe por essas pessoas, e realize adequações para integrá-las, respeitando suas limitações e garantindo seus direitos de locomoção, autonomia e acessibilidade.”
E, depois de enfatizar a importância da sua iniciativa, Talles Barreto solicita apoio de seus colegas parlamentares para aprovação do projeto.