Ícone alego digital Ícone alego digital

Iniciativa de Virmondes Curvinel que extingue uso de papel na administração pública será votada em Plenário

22 de Outubro de 2020 às 18:29

O deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania) quer promover ações de desburocratização e a adoção de processos de tramitação e controles de demandas totalmente digitais em todos os órgãos da administração pública estadual. Com isso espera que não seja mais utilizado papel nas unidades governamentais.

É com este objetivo que o deputado apresentou nesta Casa o projeto de lei nº 1944/20, que pretende instalar em todo o estado de Goiás, a política estadual de transformação digital, que seria denominada Goiás Sem Papel, a ser instituída na administração pública. Com relatório favorável já aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, a matéria segue, agora, para votação em dois turnos no Plenário.

Virmondes explica que a proposição permitirá ao Poder Executivo a digitalização de suas ações e processos, com redução não apenas no uso do papel, mas também o tempo utilizado para as tarefas, promovendo maior agilidade e praticidade no funcionalismo público.

O deputado lembra que, além da digitalização trazer muita agilidade na tramitação das ações e procedimentos dos órgãos públicos, esta iniciativa já vem sendo adotada por outros governos estaduais, como São Paulo, Santa Catarina e Rondônia; por governos municipais como o de Aracajú (SE); po Poderes Legislativos e sobretudo pelo Poder Judiciário que, em todo o País não mais utiliza papel em ações judiciais.

"Entendemos ser fundamental o Governo de Goiás aderir a essa nova leva tecnológica a fim de melhorar a prestação de serviços públicos à sociedade e, ao mesmo tempo, economizar muitos recursos públicos e, ainda, preservar o meio ambiente com a extinção do papel”, justifica Virmondes Cruvinel na defesa do projeto.

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.