Coronel Adailton cria projeto para incentivar o cicloturismo em Goiás
O cicloturismo é uma modalidade de viagem turística em que se utiliza a bicicleta como meio de transporte. É considerado pela Política Nacional de Turismo como turismo de aventura, e geralmente percorre estradas rurais e secundárias com muitos atrativos naturais e culturais.
Visando estimular essa atividade no estado de Goiás, o deputado Coronel Adailton (Progressistas) criou o projeto de lei nº 4699/20, que propõe a instituição da Política de Incentivo ao Cicloturismo, tendo como principais objetivos: incentivar o uso de bicicletas, bem como o turismo ecológico, melhorar a saúde e o bem-estar dos cidadãos por meio da promoção do lazer e da atividade física, valorizar a cultura e os atrativos turísticos goianos, movimentar a economia e também promover a mobilidade e a acessibilidade.
De acordo com a proposta, os circuitos e as rotas cicloturísticas serão traçados e implantados considerando as bacias hidrográficas, o relevo e a formação histórica, cultural e social de cada região, priorizando a interligação entre os sistemas cicloturísticos e a infraestrutura cicloviária rural e urbana já existentes, sendo garantida a participação popular na criação dos mesmos.
Além da participação popular, a proposta irá contar com a atuação dos municípios integrantes das rotas, que poderão definir o traçado das rotas que farão parte dos circuitos cicloturísticos, implantar sinalizações, mapear e divulgar os atrativos e produtos turísticos existentes na região dos circuitos como: monumentos históricos, atrativos naturais, locais para alimentação e hidratação.
A matéria será lida em Plenário e encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).