Ícone alego digital Ícone alego digital

Cidade que abriga uma das maiores romarias do País é o destaque da campanha Isso é Goiás no final de semana

29 de Outubro de 2020 às 16:37
Crédito:
Cidade que abriga uma das maiores romarias do País é o destaque da campanha Isso é Goiás no final de semana
Campanha Isso é Goiás

No próximo domingo, a campanha Isso é Goiás vai deixar um pouco de lado as belezas naturais tão presentes, em nosso estado, para privilegiar nosso patrimônio cultural e religioso. A cidade de Trindade, onde é realizada a Festa do Divino Pai Eterno, a maior romaria da região Centro-Oeste e uma das maiores do País, será mostrada nas redes sociais da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

A história de Trindade tem início com a devoção ao Divino Pai Eterno. Por volta de 1830, um casal da região encontrou, dentro de um córrego da região, um medalhão com a imagem da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. Acreditando que o medalhão era um presente divino, a família começou a rezar o terço em louvor ao Divino Pai Eterno. Aos poucos, vizinhos e amigos, num primeiro momento, e, em seguida, pessoas de lugares mais distantes foram se juntando ao casal Ana Rosa e Constantino Xavier, para o momento de oração. A devoção foi crescendo e hoje, quase 200 anos depois, a romaria do Divino Pai Eterno leva, anualmente, cerca de  dois milhões de pessoas à pequena Trindade. As novenas têm início nove dias antes do primeiro domingo do mês de julho.

Durante muito tempo, o chamado turismo religioso se restringia praticamente ao período da festa, mas nos últimos anos, os romeiros chegam todas as semanas à cidade, vindos de todos os lugares do Brasil, movimentando a economia, gerando emprego e renda para os moradores do município.  

A caridade também tem seu lugar em Trindade. Na década de 1950, foi criada a Vila São José Bento Cottolengo, para abrigar os pedintes que vinham para a cidade na época da romaria. O local acabou se tornando a maior e mais tradicional instituição filantrópica do Centro-Oeste. Dirigida por religiosos, a Vila, como é conhecida, faz atendimento em várias áreas da saúde, tendo inclusive, pessoas com deficiência, em regime de internato, muitos deles, totalmente dependentes. Abandonados pelas famílias, encontraram na instituição o carinho e o cuidado necessários para uma vida digna.  

Não se esqueça: todo domingo, no Facebook, Instagram e Twitter tem postagem da campanha Isso é Goiás. Nesse domingo é a vez de Trindade, mas toda semana tem postagem nova. E se você quer ver algum lugar em destaque na campanha, vai lá nas redes sociais e faça sua sugestão!

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.