Assis Chateaubriand
Jornalista, advogado, empresário e político, Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, também conhecido como Chatô, foi dono de um império jornalístico no Brasil. Proprietário de dezenas de jornais, revistas e estações de rádio, ele trouxe para o País a primeira emissora de televisão, a TV Tupi, em 1950. A avenida Assis Chateaubriand, em Goiânia, é uma homenagem a essa personalidade que fez história no País. A via corta uma das principais praças da Capital, a Tamandaré.
A curiosidade sobre o nome da avenida foi esclarecida na publicação desta semana da campanha “Por trás do nome”, nas redes sociais da Assembleia Legislativa de Goiás. A série conta a história das personalidades que estão por trás de nomes de ruas, prédios e monumentos do estado. Dessa vez, foi de Chatô, que também foi o idealizador do Museu de Arte de São Paulo (MASP), uma de suas mais importantes realizações.
Além disso, outra curiosidade sobre a vida dele é que foi eleito senador pelo estado do Maranhão, em 1957, durante o governo de Juscelino Kubitschek, mas acabou renunciando ao mandato legislativo para ocupar o cargo de Embaixador do Brasil na Inglaterra. Em Londres, permaneceu de 1958 a 1960. Chatô morreu em 1968 em decorrência de complicações causadas por uma trombose que o paralisou quase que totalmente anos antes.
Essa e outras histórias você acompanha também nas redes sociais da Alego. As campanhas são desenvolvidas pela seção de Publicidade, Imagem e Identidade Corporativa da Casa Legislativa.