Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto do deputado Dr. Antonio incentiva adoção de animais

23 de Novembro de 2020 às 08:17

O deputado Dr. Antonio (DEM) assina projeto de lei que obriga pet shops, clínicas veterinárias, armazéns, hospedagem pet, clube pet e estabelecimentos similares a divulgar mensagem que incentive a adoção de animais. A propositura, protocolada com o número 2703/20, teve parecer favorável aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e foi encaminhado para análise na Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

De acordo com o texto, caracteriza-se como estabelecimento similar todo aquele local que possui como objetivo social a prestação de serviço ou a venda de produtos destinados a animais.

A divulgação da mensagem de que trata essa lei poderá ser feita por meio de cartazes, placas ou displays e deverá apresentar, de forma clara e visível ao público, as seguintes informações: nome da ONG, grupo, protetor independente ou entidade responsável pela adoção; telefone, entidade responsável; e-mail ou perfil em rede social para contato com a entidade responsável; informações de conscientização sobre a importância da adoção responsável de animais, bem como seus benefícios.

A propositura estabelece também que os animais deverão ser entregues para adoção após estarem devidamente castrados, vacinados e vermifugados. E ainda prevê as seguintes sanções em caso de descumprimento do disposto nessa legislação, caso venha a ser sancionada: advertência por escrito e multa de R$ 800,00. A proposta determina, ainda, que a fiscalização e a aplicação das penalidades referidas nesse artigo serão exercidas pelas autoridades competentes.

Dr. Antonio explica que o projeto de lei busca a diminuição de superlotação nos abrigos, levando um lar de verdade para cães, gatos e outros animais domésticos abandonados. “Assim, a proposta aborda matéria relevante e de contemporânea preocupação social. Sua aprovação será um avanço significativo em prol da proteção aos animais”, justifica.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.