Ícone alego digital Ícone alego digital

Série “Por trás do nome” nas redes sociais da Alego apresenta a história do Museu Professor Zoroastro Artiaga

25 de Novembro de 2020 às 16:20
Crédito:
Série “Por trás do nome” nas redes sociais da Alego apresenta a história do Museu Professor Zoroastro Artiaga
Campanha "Por trás do nome"

Fundado no ano de 1946, o Museu Estadual Professor Zoroastro Artiaga foi inicialmente chamado de Museu Estadual de Goiás. Mas seu nome foi alterado em uma homenagem prestada ao primeiro diretor do lugar, conhecido como professor Zoroastro Artiaga, que ficou no cargo até o ano de 1957 e, posteriormente, de 1964 a 1971.

Conhecido como o "grande divulgador do sertão", Artiaga percorreu o estado de Goiás quando era servidor do IBGE e mapeou locais ainda desconhecidos. Natural de Itaberaí, é autor de obras importantes como Dos Índios do Brasil Central (1947) e Riqueza Vegetal do Planalto Goiano e do Vale do Tocantins (1947). Além de professor, Zoroastro era também geógrafo, diretor, historiador e jornalista.

O museu é uma referência da história de Goiás e seu acervo reflete aspectos da diversidade da cultura material do estado. Construído em estilo art déco, ele está localizado no interior da Praça Cívica, em Goiânia. Uma curiosidade é que o museu até já foi sede provisória da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) por menos de um mês em 1947.

Por causa da pandemia da covid-19, as visitas no local estão suspensas, mas quando as atividades retornarem vale a pena fazer um tour para conhecer o acervo que contempla a cultura goiana. Essa é a sexta publicação da campanha “Por trás do nome”, desenvolvida pela seção de Publicidade, Imagem e Identidade Corporativa da Casa Legislativa nas redes sociais da Alego. A série conta a história das personalidades que estão por trás de nomes de ruas, prédios e monumentos em Goiás. Para ficar por dentro dessa e de outras curiosidades acompanhe as redes sociais da Alego.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.