Alto Paraíso de Goiás

A cidade de Alto Paraíso de Goiás tem atrativos para quem curte cachoeiras, trilhas ecológicas, baladinhas diferenciadas, artesanato e, até mesmo, para quem acredita em óvnis e espera um contato com seres extraterrestres. É essa cidade cheia de encantos naturais e sobrenaturais que estampa a campanha “Isso é Goiás” na postagem desse domingo, 29, no Twitter, Facebook e Instagram da Assembleia Legislativa.
Localizada a 428 quilômetros de Goiânia e a 230 da Capital Federal, Alto Paraíso de Goiás é a cidade mais movimentada da Chapada dos Veadeiros. Também é a que dispõe de maior infraestrutura, com ampla quantidade de pousadas, restaurantes e comércio.
O município oferece fácil acesso a muitas cachoeiras e, também, à Vila de São Jorge, onde está a entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Entre as atrações próximas, estão a Cachoeira dos Cristais, a Cachoeira São Bento, a Catarata dos Couros, as Cachoeiras Macaquinhos e a Cachoeira Veredas. Há, ainda, as Trilha dos Cânions, a Trilha dos Saltos, o Jardim de Maytrea e o Vale da Lua.
À noite, vale a pena um passeio na Vila de São Jorge. O lugar tem bares charmosos, quase sempre com música ao vivo ou boa trilha sonora. Prepare-se para ambientes diferentes e despojados: alguns restaurantes oferecem fogueiras, lounges ao ar livre e almofadas pelo chão.
Em Alto Paraíso, vale curtir o Centrinho, onde está a Praça do Artesão, local que sedia feiras de artesanato e de produtos rurais. Também é válido caminhar pela Av. Ary Valadão Filho, principal rua do município e onde está a maior concentração de lojas, bares e restaurantes.
O turismo esotérico é uma atração à parte em Alto Paraíso. É considerada, por alguns, como a cidade mais mística do Brasil, seja por seus mistérios, pela abundância de cristais em seu solo, que funcionam como canalizadores de energia, ou por estar localizada no Paralelo 14, o mesmo que passa sobre a também mística Machu Picchu, no Peru e outras cidades sagradas.
Até mesmo o Portal de Entrada do município tem o formato de um disco voador. E haja diversidade. A uma pequena distância, é possível encontrar igrejas católicas tradicionais, centros budistas, templos de yoga e meditação, espaços dedicados a diferentes tradições da Índia, movimento hare krysnha, templos de ayahuasca e outros.
Se os ETs visitam ou não a cidade, só quem viu pode afirmar. O que é certo e bem visível por todos é que a fama do lugar tem atraído para lá artistas, terapeutas, permacultores, músicos, poetas, yogues, místicos, astrólogos e pessoas comuns, que procuram uma nova realidade, uma vida mais simples e em maior harmonia com a natureza, com a comunidade e com elas mesmas. Talvez seja isso que faz com que Alto Paraíso tenha essa vibe tão positiva.
Quer saber mais sobre Alto Paraíso e vários outros lugares que você tem que colocar na sua lista das próximas viagens? Todo domingo tem postagem nova com dicas diferentes nas redes sociais da Alego. Siga a gente lá!