Vai a Plenário projeto de lei que concede Título de Cidadania à secretária Cristiane Schmidt

01 de Dezembro de 2020 às 13:02

Consta da pauta prévia da sessão ordinária híbrida desta terça-feira, 1º, o projeto de lei n. 6567/19, de autoria do deputado Julio Pina (PRTB), que concede Título de Cidadania Goiana à secretária de Estado da Economia, Cristiane Schmidt. “Nossa iniciativa visa a homenagear Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt com o Título Honorífico de Cidadania Honorária, pelos relevantes serviços prestados ao Estado”, frisa o parlamentar.

Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt, nascida em 2 de janeiro de 1971, no Rio de Janeiro, é filha de Maria de Fátima Alkmin Junqueira Schmidt e Mauro Leclerc Junqueira Schmidt. Ela é casada com Carlos Frederico Resende e mãe de Thiago e Luiza.

Julio Pina ressalta, em sua justificativa, “que a secretaria Cristiane Alkmin é dona de extenso currículo. Mestre e Doutora em ciências econômicas pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV/RJ) e Pós-Doutorado na Universidade de Columbia-USA. Cristiane foi professora de micro e macroeconomia para vários MBAs da FGV/RJ e de managerial economics para o MBA de Manchester Business School”.

Christiane é parecerista da Revista de Direito Administrativo (ROA), editada pela FGV Direito Rio, organizadora e uma das autoras do compêndio de quatro livros intitulado Questões Anpec e do livro Macroeconomia para Executivos, além de vários capítulos em outros livros. Também é consultora para empresas nacionais e organismos internacionais, como o Banco Mundial, através da Davanti Consultoria e Treinamento Econômico.

O deputado salienta também que a homenageada tem vasta experiência no setor privado e público no Brasil e no exterior. Exerceu o cargo de Conselheira do Tribunal Administrativo do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Foi secretária-adjunta da Seae/MF, gerente-geral de assuntos coorporativos da Embratel, representante da área internacional do Ibre/FGV e diretora do departamento econômico do Family Office do Grupo Libra.

Diz mais que, no exterior, ela trabalhou como gerente estratégica da Cementos Progreso e diretora executiva da ONG Pacunam, ambos na Guatemala; foi diretora do departamento econômico da Companhia de Comércio e Exportação, em Porto Rico e diretora adjunta da autoridade de desenvolvimento local, também em Porto Rico. Além disso, lecionou na América Central em escolas de prestígio regional, como a Universidade Francisco Marroquín.

E conclui: “Como atual secretária de Economia do Estado de Goiás, residente fixa em Goiânia, é pertinente e justo que o Poder Legislativo conceda o Título de Cidadã Goiano a está cidadã, que fez o auxílio ao próximo”.

A proposição, que tem parecer favorável pela aprovação do deputado Álvaro Guimarães (DEM), está em fase de primeira discussão e votação.

Agência Assembleia de Notícias