Dia Nacional da Família, 8 de dezembro, ressalta a importância dos laços familiares na vida de cada indivíduo
Uma data para celebrar e homenagear a família e ressaltar sua importância na vida de cada indivíduo. Foi com esse intuito que o Dia Nacional da Família, comemorado em 8 de dezembro, foi instituído no Brasil. A oficialização ocorreu em 1963, por meio do Decreto de Lei nº 52.748. A data, que coincide com o Dia de Nossa Senhora da Imaculada, já foi considerada feriado religioso, mas atualmente é facultativa.
Além do Dia Nacional da Família, existem outras duas comemorações relacionadas ao tema: o Dia Internacional da Família, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado em 15 de maio; e o Dia da Família na Escola, instituído pelo Ministério da Educação (MEC) e comemorado em 24 de abril.
Na Assembleia Legislativa de Goiás, também foi aprovado projeto de autoria do deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos) que visava instituir o "Dia Estadual da Família na Escola", a ser celebrado no dia 21 de outubro. A proposta foi sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) e se tornou a Lei nº 20.901, de 10 de novembro de 2020.
Em comum, todas as datas possuem o objetivo de ressaltar a importância da família no desenvolvimento individual de cada pessoa, além de aproximá-las e proporcionar maior envolvimento com a comunidade escolar.
O conceito de família celebrado na data é amplo e se estende para além da família tradicional, constituída por pai e mãe. O conceito de família abrange diferentes tipos de formação familiar onde exista a relação afetiva entre as pessoas, independente de laços sanguíneos. A premissa parte da existência do amor, da ajuda mútua e da participação na formação de valores como educação, cultura, moral e ética de cada pessoa.