Ícone alego digital Ícone alego digital

Alego e Hemocentro registram 37 doações de sangue em campanha realizada nesta 5ª-feira

10 de Dezembro de 2020 às 18:45
Crédito: Carlos Costa
Alego e Hemocentro registram 37 doações de sangue em campanha realizada nesta 5ª-feira
Presidente Lissauer Vieira e o secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, visitam ônibus do Hemocentro

Por iniciativa da Mesa Diretora, Divisão de Saúde e Diretoria-Geral, a Assembleia Legislativa realizou, nesta quinta-feira, 10, mais uma campanha de doação de sangue em parceria com o Hemocentro. A unidade móvel de triagem e coleta de sangue ficou estacionada na entrada principal do Palácio Alfredo Nasser das 8 horas às 16 horas. Ao longo desse período, foram recebidas 37 doações de sangue e 12 pessoas se cadastraram como doadores de medula óssea.

Todo o sangue doado será separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas, plasma e outros), podendo, então, beneficiar até quatro pessoas com apenas uma bolsa coletada. Os componentes serão distribuídos para mais de 200 hospitais do estado com a finalidade de atender casos de emergência, pacientes internados e pessoas com doenças hematológicas.

O presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira (PSB), compareceu à unidade móvel, na manhã de hoje, em companhia do secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, e do deputado Diego Sorgatto (DEM). Lissauer destacou que, no fim de ano, com férias e viagens, existe uma tendência de queda na taxa de doadores de sangue. Por outro lado, a demanda costuma crescer, por causa de acidentes de trânsito comuns nessa época do ano.

Nessa perspectiva, o presidente ressaltou a importância de manter as doações: “Nós estamos entrando em um período em que cresce a demanda por sangue e, por isso, é extremamente importante conscientizarmos a população sobre a necessidade da doação. Sem dúvidas, essa parceria da Casa com o Hemocentro tem contribuído muito para incentivarmosmnão só os servidores do Poder Legislativo, mas a comunidade em geral, a doar sangue, aumentando, dessa forma, os estoques. Mais que um gesto de cidadania, a doação de sangue é um verdadeiro exemplo de solidariedade e empatia com o próximo”.

Nos últimos dois meses, o Hemocentro teve redução de 36% no número de doações de sangue, e a demanda por bolsas subiu de 3.200 para 4 mil bolsas mensais. Segundo a diretora-geral da Hemorrede Pública de Goiás, Denyse Goulart, a coleta externa com a unidade móvel do Hemocentro, que desde o início da pandemia tem funcionado com cuidados redobrados, atendendo apenas 50% da sua capacidade, é um reforço importante para manutenção dos estoques.

“Nós estamos constantemente buscando parcerias com instituições religiosas, empresas, órgãos públicos, corporações militares, condomínios residenciais e entidades da sociedade civil, para realização de coletas externas com a nossa unidade móvel na Região Metropolitana de Goiânia (RMG). Essa estratégia é nossa aliada para atender grupos de voluntários e doadores que encontram dificuldades de deslocamento até o Hemocentro Coordenador e, assim, assegurar a manutenção dos estoques de hemocomponentes”, ressaltou.

A parceria Alego-Hemocentro ocorre pelo menos uma vez por semestre, e conta com uma unidade móvel de triagem e coleta de sangue e profissionais especializados. É importante frisar que a doação de sangue é uma atitude voluntária e que cada contribuição pode ajudar a salvar a vida de muitas pessoas. A Diretoria de Saúde do Legislativo goiano conta com a participação de todos os servidores da Casa.

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.