Ícone alego digital Ícone alego digital

Virmondes Cruvinel quer instituir a Política Estadual de Prevenção ao AVC

11 de Dezembro de 2020 às 12:02

Tramita na Casa de Leis goiana o projeto nº 5237/20, de autoria do deputado estadual Virmondes Crunivel (Cidadania), que busca instituir a Política Estadual de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) em Goiás.

De acordo com o texto da matéria, são objetivos do programa: promover ações educativas sobre AVC; realizar campanhas de prevenção sobre os diferentes tipos da doença; promover orientação técnica para pessoas suscetíveis a risco.

Em sua justificativa, Virmondes afirma que, segundo a Associação Brasileira de Neurologia, o AVC é a segunda causa de morte e a primeira de incapacidade no Brasil, citando ainda que 90% dos AVCs estão ligados a fatores que podem ser modificados. “De acordo com o Ministério da Saúde, anualmente, 100 mil pessoas morrem em todo o país, devido ao AVC. Apesar de atingir com mais frequência quem está acima dos 60 anos, o AVC pode ocorrer em qualquer idade, e tem crescido entre os menores de 45 anos, o que provavelmente se deve ao atual estilo de vida. Além disso, o AVC é a primeira causa de incapacidade no Brasil”, citou ainda.  

Ainda de acordo com o deputado, uma em cada quatro pessoas que sofreu um AVC terá outro, por isso é importante investigar as causas do primeiro e prevenir o segundo que, em geral, traz consequências mais graves. “É com esse intuito que estamos apresentando este projeto de lei visando conscientizar a população sobre os riscos desta doença e como se informar dos meios para combatê-la”, finalizou.

A proposta foi protocolada na última quarta-feira, 9, e encaminhada para análise das comissões técnicas pertinentes.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.