Bruno Peixoto quer criar política de cuidado com saúde de policiais
O deputado Bruno Peixoto (MDB) apresentou na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto nº 5234/20, com o qual propõe a criação da Política de Segurança e Saúde Física e Mental no trabalho dos agentes de Segurança Pública.
O objetivo da propositura é estabelecer diretrizes para a saúde física e mental dos agentes de segurança pública, nas categorias de Polícia Civil, Militar e Penal de Goiás. Entre as ações da proposta estão estimular a prática de atividades físicas regularmente, atender casos de depressão, estresse, e disponibilizar atendimento psiquiátrico e terapêutico. Além disso, avaliações constantes do estado de saúde físico e mental dos agentes.
O parlamentar cita que pesquisas apontam que esse contingente é o grupo de maior risco para morte violenta, para lesões e traumas relacionados à agressão. Esses profissionais também estão vulneráveis a determinados tipos de doenças físicas, como enfermidades cardiovasculares, distúrbios de metabolismo, problemas osteomusculares e gastrointestinais. Para o deputado, essas ações são necessárias, pois as três corporações são vulneráveis por causa dos riscos da própria profissão.