Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto propõe crédito extraordinário em favor do Fundo Estadual de Saúde

15 de Dezembro de 2020 às 10:33

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) iniciou tramitação do projeto de lei 5369/20, de autoria da Governadoria, que autoriza a abertura de crédito extraordinário em favor do Fundo Estadual de Saúde (FES), no valor de R$ 20.235.673,49. O recurso se destina a suportar despesas referentes ao enfrentamento do novo coronavírus (covid-19).

Para demonstrar a necessidade do projeto, a Secretaria de Estado da Economia afirmou que os recursos necessários para a cobertura das despesas mencionadas são os provenientes da Lei Complementar n. 173, de 27 de maio de 2020, que estabeleceu o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2(covid-19) destinando auxílio financeiro aos Estados, Distrito Federal e Municípios.

Conforme previsto na Nota Técnica SEI nº 21231/2020/ME, o recebimento por parte de estados e municípios, de transferências para fazer frente às despesas com o enfrentamento da pandemia deve ser realizado por meio de fonte de recursos específica, devido ao previsto no art. 8º, parágrafo único, e no art. 50, inciso I da Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Assim, faz-se necessária a alteração proposta para possibilitar a utilização integral dos recursos repassados pela União ao estado de Goiás para o combate à COVID-19, por meio da Lei Complementar nº 173, de 27 de maio de 2020. Isso é decorrente de o critério de taxa de incidência para o cálculo de cada parcela e, consequentemente, os rendimentos dos recursos recebidos superarem os valores previstos inicialmente.

 

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.