Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto de Talles Barreto defende disponibilização de contratos e boletos em braile para pessoas com deficiência visual

05 de Janeiro de 2021 às 11:05
Crédito: Maykon Cardoso
Projeto de Talles Barreto defende disponibilização de contratos e boletos em braile para pessoas com deficiência visual
Deputado Talles Barreto

O deputado Talles Barreto (PSDB) é autor do projeto de lei nº 5499/20, que determina que as instituições financeiras disponibilizem a opção de contratos e boletos em braile para as pessoas com deficiência visual. A proposta foi protocolada em dezembro último e será analisada pelas comissões técnicas em fevereiro, após o recesso parlamentar. 

De acordo com o parlamentar, o intuito da proposição, além de resguardar o direito do consumidor, é atender e proteger os consumidores com deficiência visual, resolvendo com isso uma dificuldade corriqueira que essas pessoas enfrentam todas as vezes que precisam fazer movimentações financeiras, ou realizar contratações e operações bancárias.

‘‘A opção de contratos de adesão, boletos de pagamento, e demais documentos de operações bancárias/financeiras em braile é uma forma de resguardar os direitos das pessoas com deficiência visual, e protegê-Ias de golpes ou de fazerem contratações sem a devida clareza das condições, taxas e juros que estão se comprometendo ’’, afirma Barreto.

Os contratos de adesão, boletos de pagamento, e demais documentos de operações bancárias e financeiras em braile serão disponibilizado para as pessoas com deficiência visual, por todas as instituições financeiras públicas ou privadas, integrantes do Sistema Financeiro Nacional, sem custo adicional para o cliente, e sua emissão respeitará os mesmos prazos e procedimentos dos contratos regulares, devendo inclusive, conter todos os dados obrigatórios previstos na legislação vigente.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.