Projeto que concede cidadania goiana ao mineiro Juarez Viana, ex-secretário em Valparaíso, é aprovado em 1ª votação

17 de Dezembro de 2020 às 21:04

Foi aprovado em primeira votação o projeto de lei nº 7292/19, de autoria da deputada Lêda Borges (PSDB). Trata-se de proposição que concede Título de Cidadania Goiana ao veterinário, comerciante e político José Juarez Viana, ex-administrador de Valparaíso de Goiás. O placar foi de 23 votos a 0.

"O presente projeto visa nada mais do que o reconhecimento de uma personalidade importantíssima para nosso Estado, destacadamente para o Entorno de Brasília", coloca Lêda Borges em sua justificativa. José Juarez Viana nasceu em Oliveira (MG), e mudou-se para Valparaíso no ano de 1979. Antes de iniciar sua vida política, abriu a loja Agropecuária Viana.

Viana administrou o município de Valparaíso de 1986 a 1987, quando ainda era Distrito de Luziânia. Em 1992, foi um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), no município, onde concorreu ao cargo de vice-prefeito. Foi secretário de Agricultura, Comércio e Indústria de Luziânia, de 1993 a 1996. Em 1995, participou ativamente do movimento pela emancipação do então Distrito de Valparaíso. Foi o primeiro secretário de Agricultura, Comércio, Indústria, Meio Ambiente e Turismo de Valparaíso, de 1997 a 1999, cargo que voltou a exercer de 2001 a 2003. Em 2003, com a criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, tornou-se o primeiro secretário dessa pasta, acumulando o cargo com a Secretaria da Agricultura, pasta que voltou a assumir, em 2009, na gestão de Lêda Borges.

Em seguida, de 2011 a 2012, Viana exerceu o cargo de diretor de Planejamento da Agência Goiana de Desenvolvimento Regional (AGR). De 2013 a 2015, assumiu a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em sua terra natal, Oliveira (MG), onde encerrou suas atividades públicas.

Agência Assembleia de Notícias