Ícone alego digital Ícone alego digital

Virmondes Cruvinel quer instituir Política Estadual eSports Arena em Goiás

08 de Janeiro de 2021 às 07:10

Está em tramitação na Casa de Leis goiana o projeto de Lei 5503/20, de autoria do deputado estadual Virmondes Cruvinel (Cidadania), que institui, sob a gestão da Secretaria de Estado da Educação, em conjunto com a Secretaria de Estado de Cultura e a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação, a Política Estadual eSports Arena para todo o estado.

De acordo com o texto da matéria, o eSports são modalidades de competição profissionais com videogames reconhecidas oficialmente desde o ano 2000. A intenção da política é conceder bolsas de estudo integral para estudantes que pleiteiem o ingresso em cursos especializados em esportes eletrônicos, através de seleção, promovidos pelas instituições públicas e privadas que ofereçam o curso na área em questão.

“A bolsa de estudo integral será concedida a brasileiros ou naturalizados, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de até um salário mínimo e meio. A seleção dos estudantes a serem beneficiados considerará, na primeira etapa, o ranking a ser elaborado, com base na classificação obtida por seleção, o perfil socioeconômico e outros critérios a serem definidos pela Secretaria Estadual da Educação e, na etapa final, pela instituição, a qual deverá, também, conferir as informações prestadas”, explicou Virmondes.

O parlamentar, ainda, afirma que um dos maiores desafios da atualidade nas escolas é despertar o interesse dos alunos dentro de sala de aula. “Professores e especialistas veem nos games uma forma de engajar os jovens nos processos de aprendizagem, criando desafios, estimulando o trabalho em equipe e aprendendo o conteúdo pedagógico brincando. Esse processo é conhecido como gamificação, que significa aplicação de conceitos, estratégias e dinâmicas de jogos em situações de não jogos”, apontou.

O projeto foi protocolado em dezembro último e, tão logo, encerra-se o recesso parlamentar, será encaminhado para as comissões técnicas para análise. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.