Ícone alego digital Ícone alego digital

A criação de uma Política de Transporte sobre Trilhos em Goiás é objeto de projeto do deputado estadual Amilton Filho

06 de Janeiro de 2021 às 10:57
Crédito: Marcos Kennedy
A criação de uma Política de Transporte sobre Trilhos em Goiás é objeto de projeto do deputado estadual Amilton Filho
Deputado Amilton Filho

O deputado Amilton Filho (Solidariedade) é autor do projeto nº 5683/20, que propõe a criação da Política de Transporte sobre Trilhos em Goiás. O objetivo é contribuir para o acesso universal à cidade, o fomento e a concretização das condições que contribuam para a efetivação dos princípios, objetivos e diretrizes da política de desenvolvimento urbano, por meio do planejamento e da gestão democrática do Sistema Nacional de Mobilidade Urbana.

O parlamentar afirma que não existe solução em mobilidade urbana para médios e grandes centros que não passe pelo transporte de massa, que é o caso do transporte sobre trilhos. ‘‘Somente os modos sobre trilhos têm a capacidade de dar vazão aos grandes fluxos de passageiros, estruturando os principais corredores de transporte e imprimindo a eles a rapidez, segurança e regularidade necessárias aos deslocamentos diários’’, diz. 

O parlamentar afirma, ainda, que a utilização de trens, metrôs e VLTs contribui para amenizar os congestionamentos, para reduzir o número de acidentes de trânsito e os custos com internações hospitalares. ‘‘Investir em transporte sobre trilhos é investir no meio ambiente, já que se reduz o uso de combustíveis fósseis, a poluição atmosférica e a poluição sonora. Investir em trilhos é investir no cidadão, uma vez que, ao disponibilizar um sistema de transporte seguro, rápido e eficiente, cada um de seus usuários dispõe de mais tempo para lazer, estudo ou família. Investir em trilhos é aumentar o PIB [Produto Interno Bruto] brasileiro, pois o tempo perdido na ineficiência da mobilidade poderia movimentar a economia do País’’, ressalta.

A proposta foi apresentada em Plenário no final de dezembro, às vésperas do encerramento das atividades plenárias de 2020. Assim sendo, a matéria iniciará sua tramitação nas comissões técnicas tão logo as atividades sejam retomadas, em 15 de fevereiro. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.