Ícone alego digital Ícone alego digital

Inscrições para nova edição do Programa Parlamento Jovem Goiás se encerram nesta segunda-feira, 29

26 de Abril de 2024 às 17:01

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) vai sediar, dos dias 4 a 7 de julho, uma nova edição do Parlamento Jovem Goiás. Os interessados em participar do programa têm até a próxima segunda-feira, 29, para se inscreverem na seleção. No dia seguinte (30 de abril), a Alego sediará a abertura oficial do programa. A cerimônia será realizada no auditório Carlos Vieira do Palácio Maguito Vilela, sede do Legislativo goiano. 

As entrevistas, por sua vez, se estenderão do dia 9 a 21 de maio. No dia 27 do mesmo mês, a organização do evento divulgará os selecionados. A publicação definitiva dos nomes dos participantes está prevista para o dia 29 de maio. Superada essa etapa, terão início os treinamentos, que serão nos dias 3 e 4 de junho. Depois, os selecionados ingressarão no período de produção das proposições legislativas e, então, darão início à tão esperada simulação dos trabalhos.

Parlamento Jovem

O Programa Parlamento Jovem objetiva oferecer aos estudantes do ensino superior a oportunidade de simular o trabalho dos deputados e o exercício de suas habilidades de debate, argumentação, articulação política, valorização do consenso e busca do bem comum. O processo seletivo para participar do programa é feito a partir da inscrição dos interessados, conforme os prazos acima, e de entrevistas realizadas na Alego.

Na última edição do programa, a experiência de imersão dos universitários ganhou uma novidade: a participação de alunos na Procuradoria da Casa. Assim como os procuradores, os estudantes puderam analisar os projetos apresentados pelos deputados simulandos, avaliar a viabilidade jurídica dos textos e produzir relatórios a respeito.

O programa também visa a aproximar os jovens do poder público, contribuindo para a formação cidadã e educação política dos acadêmicos. O projeto de lei que instituiu o Programa Parlamento Jovem Goiás foi aprovado em junho de 2023. A coordenadora do projeto é a servidora Mariza Barbosa da Silva.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.