Ícone alego digital Ícone alego digital

Alego aprova nova comenda para condecorar pessoas ambientalistas

05 de Janeiro de 2021 às 13:00

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou nova comenda para homenagear pessoas que se destacam em ações de preservação do meio ambiente. Trata-se do projeto de resolução de nº 4006/20, que cria a Comenda Jornalista Washington Novaes, destinada a condecorar pessoas ou entidades que se destaquem na proteção e preservação do meio ambiente em Goiás.

O projeto de resolução foi aprovado, em votação única, pelo Plenário, no dia 8 de dezembro. A Mesa Diretoria, em seguida, promulgou a Resolução de nº 1.727, de 08 de dezembro, que foi publicada no Diário Oficial da Alego de nº 13.480. A comenda será concedida, anualmente, entre os dias 1º e 10 de junho, preferencialmente no dia 5 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente), em sessão solene, realizada na sede do Poder Legislativo do Estado de Goiás.

Como justifica o teor do projeto, a intenção é homenagear entidades ou pessoas que desempenham ou desempenharam papel fundamental na defesa e preservação do meio ambiente de Goiás, e fará jus à luta que o jornalista Washington Luís Rodrigues Novaes travou por décadas no jornalismo ambiental brasileiro e mundial.

“Essa comenda em memória de Washington Novaes se justifica, pois, no Brasil, no campo da comunicação e do entretenimento, ninguém hasteou a bandeira ambiental tão bem quanto o jornalista”, enfatizou Humberto Aidar, na defesa de sua propositura.

Washington Novaes

Referência em jornalismo ambiental, Washington Luís Novaes nasceu em 3 de junho de 1934, em Vargem Grande do Sul, São Paulo. O jornalista morreu no dia 24 de agosto desse ano em decorrência de um tumor no intestino, aos 86 anos.  

Novaes passou por emissoras e redações, entre elas a TV Manchete, o jornal Estado de S. Paulo, foi editor do Globo Repórter e do Jornal Nacional, entre outros, e foi um dos primeiros jornalistas a se dedicar à pauta do meio ambiente, sendo referência na área. Ganhou prêmios como o Esso Especial de Ecologia e Meio Ambiente, em 1992, e o Professor Azevedo Netto (2004).

Novaes também é autor dos livros "A quem pertence a informação", escrito em 1989, e "A década do impasse: da Rio-92 à Rio+10", de 2002. Ao longo da carreira, Washington publicou mais de dez livros, boa parte deles focada no meio ambiente e povos indígenas. Mudou-se para Goiás na década de 80, quando assumiu a direção de jornalismo do jornal Diário da Manhã, sendo um dos responsáveis pela revolução na imprensa goiana naquela década.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.