Ícone alego digital Ícone alego digital

Orientações sobre como proceder em caso de contato com pessoa contaminada com covid-19 é tema de campanha

12 de Janeiro de 2021 às 10:10
Crédito: Alego
Orientações sobre como proceder em caso de contato com pessoa contaminada com covid-19 é tema de campanha
Saúde na Real

A campanha Saúde na Real, lançada nas redes sociais da Assembleia Legislativa, no começo da pandemia provocada pelo novo coronavírus, traz na postagem dessa semana, uma situação comum nesse período: você se encontra com uma pessoa e depois descobre que ela testou positivo para o vírus. O que fazer? E é essa pergunta que a postagem dessa semana responde. 

A primeira coisa a se observar é se o contato com o paciente com covid-19 foi por 15 minutos ou mais e a uma distância menor de 1,8 metro; além disso, se ele estava sem máscara. Se todas as respostas forem positivas, você também deve ficar em isolamento por 10 a 14 dias (período máximo de incubação). Um médico deve avaliar o tipo de contato para verificar a necessidade de testes diagnóstico e acompanhamento. 

Se a orientação for pela realização de testes, a primeira coisa que é preciso saber é que existem dois tipos principais de testes: o RT-PCR, que serve para  diagnosticar se a pessoa está com vírus ativo, multiplicando-se no período da testagem; e o teste sorológico, que indica se já houve contato com o vírus. O PCR é o teste em que uma espécie de cotonete bem comprido é inserido no nariz e na garganta para coletar um pouco de secreção. No sorológico, coleta-se um pouquinho do sangue e se procura anticorpos, substâncias que só são produzidas quando já se está em uma fase mais avançada da doença (mais de 14 dias da infecção) ou mesmo se a pessoa já passou por ela tempos atrás. Lembrando que quando entramos em contato com alguém infectado e somos contaminados, o vírus começa a se reproduzir em nosso corpo, e leva alguns dias até que ele exista em quantidade suficiente para ser detectado no teste. Esse tempo, em média, é de quatro a seis dias depois do contato com alguém que tenha o Sars-CoV-2. Sabendo disso, sempre temos de calcular esse período para, aí sim, fazer o teste PCR.
 
Outro exame possível a ser realizado na primeira semana de sintomas é o teste de antígeno, que é mais barato, rápido e não precisa ser feito em laboratório. Porém, sua sensibilidade é inferior à do RT-PCR, principalmente nos pacientes assintomáticos e com carga viral baixa. Assim, esse exame negativo não exclui o diagnóstico da doença.


Segundo a última atualização feita pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) das recomendações sobre a covid-19, todos os pacientes com suspeita clínica e os com doença confirmada (exame RT-PCR de nasofaringe positivo) devem ficar 10 dias em isolamento respiratório familiar, isto é, devem ficar preferencialmente sozinhos no quarto, afastados de familiares e amigos.

Pacientes com covid-19 grave, que são os que se internam em UTIs e/ou os imunossuprimidos poderão ter a duração do isolamento respiratório prolongado por até 20 dias, analisando-se cada caso isoladamente.

Conforme orientação da SBI, existem seis “regras de ouro” para a prevenção da covid-19, que devem ser praticadas todo dia, o dia todo, porque reduzem drasticamente o risco de alguém ser infectado. São elas:
•    Usar máscara;
•    Manter o distanciamento físico de 1,5 metro;
•    Fazer a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel a 70%;
•    Não participar de aglomerações, como reuniões, festas de confraternização em bares e restaurantes;
•    Manter ambientes ventilados/arejados;
•    Manter o paciente com sintomas de “resfriado ou gripe” em isolamento respiratório, pois ele pode ter covid-19.

A Sociedade Brasileira de Infectologia também não recomenda tratamento precoce com medicamentos para covid-19 com nenhum medicamento (cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina, nitazoxanida, corticoide, zinco, vitaminas, anticoagulante, ozônio por via retal, dióxido de cloro) porque os estudos clínicos com grupo de controle existentes até o momento, não mostraram benefício no uso desses fármacos. Além disso, alguns desses medicamentos podem causar efeitos colaterais. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.