Ícone alego digital Ícone alego digital

Cairo Salim propõe alteração em lei que obriga a gratuidade de alguns exames

25 de Janeiro de 2021 às 07:27

Ao apresentar na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto nº 5897/20, o deputado Cairo Salim (Pros) propõe alterar a Lei nº 15.120, de 3 de fevereiro de 2005, que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização gratuita de exames diagnósticos precoces do hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, hiperplasia adrenal congênita, da anemia falciforme e outras hemoglobinopatias, nos hospitais, maternidades, postos de saúde e estabelecimentos congêneres de saúde do Estado de Goiás. A proposta foi encaminhada à Secretaria de Apoio Legislativo.

O parlamentar destaca que a alteração tem o objetivo de garantir a inclusão no Teste do Pezinho do exame para diagnóstico da imunodeficiência combinada grave (SCID), e também a implantação gradativa do teste ampliado na rede pública estadual de saúde.

A legislação em vigor já assegura a realização do Teste do Pezinho para detectar seis doenças. Já a versão ampliada, disponível atualmente somente na rede privada, identifica até 53 doenças.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.