O Legislativo goiano aprovava, há 22 anos, projeto de lei que propiciou a criação do serviço prestado pelo Vapt Vupt

Há quase 22 anos era aprovada na Assembleia Legislativa matéria que deu origem à Lei Estadual nº 13.456, a qual propiciava a criação do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão em Goiás, conhecido popularmente como Vapt Vupt. A iniciativa foi regulamentada pelo Decreto Estadual nº 5.177, de fevereiro de 2000, cujos efeitos retroagiram a 1º de outubro de 1999.
O presidente da Alego na época era Sebastião Tejota, hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO). Ele é pai do atual vice-governador, Lincoln Tejota (Cidadania), o qual foi deputado no Parlamento goiano por dois mandatos.
O “Programa Vapt Vupt” foi pensado com o objetivo de instituir um serviço que se caracterizasse pela inovação na maneira de atender o cidadão, na busca de transformações essenciais à qualidade dos serviços prestados pelos diversos órgãos e entidades públicas e empresas privadas prestadoras de serviços de utilidade pública, e que fosse constituído por unidades de atendimento fixas e móveis.
Inicialmente, o Vapt Vupt ficou sob a gestão da extinta Agência Goiana de Administração e Negócios Públicos (Aganp). Em 30 de maio de 2008, com a publicação da Lei nº 16.272, que promoveu uma reforma na estrutura de administração do Estado, as atribuições da Aganp foram delegadas à Secretaria da Fazenda. Atualmente, o popular Vapt Vupt está sob a gestão da Secretaria de Estado de Administração do Governo de Goiás.