Ipasgo Clínica em Rio Verde

O presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira (PSB), cumpriu agenda na tarde dessa quarta-feira, 3, em Rio Verde, onde participou, ao lado do presidente do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo), Hélio José Lopes, de audiência pública que tratou sobre a implantação de uma unidade do serviço Ipasgo Clínica no município. A proposta faz parte do projeto de regionalização do órgão, que visa levar centrais de atendimento do instituto para 12 cidades goianas. Também estiveram presentes no encontro o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale (DEM), o vice, Dannillo Pereira (Patriota), e os deputados Chico KGL (DEM) e Karlos Cabral (PDT).
Destacando a importância da iniciativa para os beneficiários do plano de saúde, Lissauer ressaltou que a implantação do Ipasgo Clínica no município é fruto da sensibilidade do Governo de Goiás à solicitação apresentada por ele junto ao Executivo municipal. “Assim que nós soubemos do projeto de descentralização do Ipasgo, nós falamos com o governador Ronaldo Caiado (DEM) e frisamos que não abriríamos mão de ter uma das unidades que serão instaladas no interior, aqui, em Rio Verde, e nós conseguimos. O Executivo estadual, junto à presidência do instituto, foi sensível a essa importante demanda que, com certeza, contribuirá muito com quem precisa de atendimento médico em nossa região”, afirmou.
O prefeito Paulo do Vale também reforçou as vantagens da proposta, salientando a atuação positiva do presidente da Alego que, segundo ele, “só tem trazido alegrias” para Rio Verde. “Lissauer só tem trazido alegria para a nossa cidade. Uma revelação dentro da política goiana; uma pessoa de pulso e que tem ajudado muito a todos os goianos na Assembleia Legislativa. Eu, como profissional da saúde e dedicando minha vida à saúde de Rio Verde durante mais de 30 anos, sei da importância desse projeto que oferecerá mais conforto e agilidade no atendimento para todos os beneficiários do Ipasgo em nosso município”, frisou.
Por sua vez, o presidente do Ipasgo, Hélio Lopes, explicou que os estudos técnicos para o processo de implantação do serviço em Rio Verde já foram iniciados e que o município será um dos primeiros a receber uma das unidades. “Nossa equipe de engenharia já realizou todo o levantamento para a instalação do Ipasgo Clínica, aqui. Nós já temos sede própria, situada no centro da cidade, onde faremos todo o investimento para as instalações dos consultórios médicos", disse.
Conforme Hélio Lopes, o Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás precisava ir ao encontro dos usuários que residem no interior do estado. "É isso que nós estamos fazendo. As policlínicas estão sendo inauguradas e as unidades do Ipasgo, também, beneficiando, assim, a nossa população".
Também participaram da audiência pública o presidente da Câmara Municipal de Rio Verde, vereador Lucivaldo Tavares, os secretários municipais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Paulo Martins; Esporte e Lazer, Fernando Pazotti; Meio Ambiente, Marlon Kompier; diretora social do Hospital do Câncer de Rio Verde, Dra. Célia Mendes; presidente do IPA-RV, Alexandre de Macedo; diretor de saúde do Ipasgo Goiás, Flávio Henrique, além de vereadores e servidores municipais.
Regionalização do Ipasgo
A proposta de descentralização do Ipasgo já começou a ser executada em janeiro deste ano e visa amparar mais de 260 mil beneficiários, em diversas regiões do estado. Com a abertura de mais unidades no interior, os clientes do plano contarão com uma rede de assistência voltada para prevenção e diagnóstico precoce de doenças, o que pode evitar, por exemplo, gastos com tratamentos de alta complexidade.
Atualmente, o Ipasgo conta com 29% dos usuários na Regional Metropolitana e 71% no interior do estado; números que indicam que a maioria não era devidamente assistida. Em Goiás, há cinco unidades do Ipasgo Clínica, sendo três em Goiânia, uma em Aparecida de Goiânia e uma em Anápolis, com atendimentos especializados em Pediatria, Saúde da Mulher, bem como Endocrinologia, Reumatologia, Clínica Geral, Angiologia e Cirurgia Vascular. Além do pronto-atendimento pediátrico 24 horas, as clínicas também oferecem exames e boxes de observação.
Para viabilizar o projeto, o instituto transferirá o Hospital do Servidor, atualmente Hospital de Campanha (HCamp) para a gestão do Governo de Goiás. Com a mudança, o Ipasgo contará com recursos financeiros para implantar o modelo de atendimento nas diferentes regiões do estado.