Ícone alego digital Ícone alego digital

Ex-deputado e radialista Mané de Oliveira morre aos 80 anos em Goiânia. Assembleia Legislativa decreta luto oficial

13 de Fevereiro de 2021 às 07:15
Crédito: Y. Maeda
Ex-deputado e radialista Mané de Oliveira morre aos 80 anos em Goiânia. Assembleia Legislativa decreta luto oficial
Ex-deputado Manoel de Oliveira

Morreu neste sábado, 13, em Goiânia, o radialista esportivo e ex-deputado estadual Manoel José de Oliveira, conhecido como Mané de Oliveira. A causa da morte foi um câncer no intestino. Ele tinha 80 anos e faria 81 no dia 31 de julho. Era natural de Pires do Rio. Foi eleito deputado estadual por duas vezes: em 1986 (11ª Legislatura) e, de novo, 28 anos depois, em 2014 (18ª Legislatura), sendo o mais votado com 62.655 votos.

Em razão do falecimento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira (PSB) decretou luto oficial por três dias.  

O presidente Lissauer Vieira lamentou a perda do parlamentar .“É uma grande perda para o nosso estado, para a política e para o jornalismo esportivo. Mané sempre foi um deputado combativo, que deixava sua marca em todos os seus projetos, que tinha um histórico de luta incansável. Que Deus conforte seus familiares, amigos e ouvintes do rádio”, comentou.

O velório acontece no Ginásio de Esporte de Campinas, localizado na rua Senador Morais Filho, 351, a partir das 11 h e o sepultamento será realizado ainda hoje no Cemitério Jardim das Palmeiras, às 19 h.

Mané era pai do também jornalista esportivo Valério Luiz, assassinado em 2012, na Capital. Além de Valério, ele também teve outros sete filhos: Marcelo Anderson, Cláudia, Patrícia, Eduardo, Manoel José, Matheus e Manuella. Mané atuou profissionalmente nas rádios Sagres, Difusora e Brasil Central em Goiânia, e Carajá, em Anápolis.

Na televisão, trabalhou na extinta TV Goyá e na TV Brasil Central. Ele trabalhou nos jornais Cinco de Março, Folha de Goiás e Diário da Manhã. Era também proprietário da firma de publicidade “Rede de Assessoria e Propaganda Ltda”. Na TV Goyá, sua principal atuação foi no programa Goiânia Urgente, na década de 80. 

Mané de Oliveira tem, em Goiás, 50 anos de jornalismo, sendo mais de 45 de vida esportiva.  

Depois de afastado da vida política por 28 anos, decidiu, em 2014, retornar ao Legislativo. E, em 2014, ao disputar novamente uma eleição para o Legislativo goiano, pelo PSDB, tornou­-se o deputado estadual mais votado da história, onde obteve 62.655 votos. E na 18ª Legislatura da Assembleia Legislativa (2014-2019), foi eleito vice-presidente da Assembleia Legislativa.

Com a bandeira da Segurança Pública nas mãos, ele tinha como principal meta fazer com  que a justiça seja rigorosamente cumprida.  O assassinato do seu filho mais velho, o também cronista esportivo Valério Luiz de Oliveira, morto a tiros em 2012, foi o que o motivou a voltar para a vida pública.

No jornalismo esportivo, imortalizou o bordão "O que você tem na cabeça?".

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.