Acesso à
Transparência

Sancionado projeto que cria a Semana Estadual do Apicultor e de Proteção às Abelhas

19 de Fevereiro de 2021 às 10:28

De autoria do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Lissauer Vieira (PSB), foi sancionada a Lei Estadual nº 20.899 (originalmente projeto de lei nº 4562/20), que institui a Semana Estadual do Apicultor e de Proteção às Abelhas. A matéria tem como objetivo divulgar a importância da apicultura, das abelhas e da polinização animal para garantir o equilíbrio do ecossistema, a produção de alimentos, além de fomentar o agronegócio. A Semana Estadual do Apicultor e de Proteção às Abelhas será realizada, anualmente, na semana que compreende a data de 22 de maio.

Reconhecendo o papel da atividade agrícola, em especial a apicultura, e a sua importante contribuição para a economia goiana, o chefe do Poder Legislativo salientou que a lei em questão visa, principalmente, respaldar os apicultores de Goiás, através de leis e políticas públicas que garantam o pleno desenvolvimento da cadeia apícola. 

“Sabemos da força da nossa atividade agrícola e a apicultura também está inserida nesse cenário. Diante disso, queremos fortalecer ainda mais esse setor, apoiando os apicultores do nosso estado, viabilizando oportunidades de investimentos e ampliando as potencialidades do nosso mercado apícola. Por meio da Semana Estadual do Apicultor, teremos a oportunidade de envolver os milhares de produtores espalhados pelas diversas regiões de Goiás, discutindo questões ambientais e econômicas, além de compartilhar experiências positivas dessa importante atividade”, justificou Lissauer. 

De acordo com o texto, aprovado pelo Plenário do Legislativo goiano, a Semana Estadual do Apicultor e de Proteção às Abelhas acontecerá anualmente, na semana que compreende o dia 22 de maio e será incluída no Calendário Oficial do Estado. Entre as atividades propostas na matéria, estão a realização de seminários, palestras, feiras, workshops e outras iniciativas afins entre os apicultores, associações, universidades e demais segmentos da sociedade civil organizada.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar