Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto que assegura assentos para crianças e adolescentes em transportes públicos tem o aval da CCJ

23 de Fevereiro de 2021 às 14:42

A obrigatoriedade de reservas de assentos próximos para crianças, adolescentes e seus responsáveis nos transportes públicos intermunicipais de Goiás. É o que propõe o deputado Bruno Peixoto (MDB), líder do Governo, através do projeto de lei 5222/20, aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, durante reunião realizada, de forma híbrida, na tarde desta terça-feira, 23. O parecer do relator, deputado Álvaro Guimarães (DEM), foi favorável.

“A proposta busca atender a demanda de proteção e segurança das crianças e dos adolescentes, que viajam em transportes intermunicipais, acompanhados de seus responsáveis”, coloca o parlamentar em sua justificativa.

Bruno Peixoto frisa que no Brasil estudos têm evidenciado o crescimento expressivo da violência sofrida por crianças, especialmente as do sexo masculino, negros e de baixa renda. Baseado no Estatuto da Criança e do Adolescente, e na Constituição Federal Brasileira, o parlamentar cita que "é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, a alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão".

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.